As potencialidades turísticas do município de Guarujá do Sul, localizado no Extremo-Oeste de Santa Catarina, foram apresentadas durante a 17ª edição do Festival das Cataratas, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que ocorreu de 30 de novembro a 2 de dezembro com a participação de representantes do setor de turismo de municípios da região, foram realizadas visitas técnicas.
O secretário da Indústria e do Comércio de Guarujá do Sul, Fabricio Wagner, representou Guarujá do Sul e aproveitou a troca de experiências para exaltar as belezas do município e também participou do Fórum de Turismo, que ocorreu paralelo ao Festival das Cataratas.
“O nosso município é belíssimo e conta com muitas riquezas naturais. O interior é encantador e ideal para relaxar em contato com a natureza. O Poder Público tem a intenção de desenvolver uma rota de turismo rural própria para valorizar ainda mais o que de bom é feito em nosso município. Temos muito a mostrar às pessoas”, afirmou.
Durante a feira foi apresentada a Rota Caminhos da Fronteira, que reúne municípios do Extremo-Oeste do Estado. O roteiro, envolve gastronomia, ecoturismo, artesanato, museus, monumentos, turismo rural, manifestações e tradições, entre outros atrativos para visitação turística dos 17 municípios da região. A rota foi lançada em 2017 em parceria com o Sebrae/SC.
Fazem parte do Roteiro Caminhos da Fronteira os municípios: São Miguel do Oeste, Paraíso, Barra Bonita, Guaraciaba, São José do Cedro, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Anchieta, Descanso, Belmonte, Santa Helena, Tunápolis, Iporã do Oeste, Mondaí, São João do Oeste e Itapiranga.
O Festival das Cataratas também foi uma oportunidade para os profissionais do turismo conhecerem os atrativos de Foz do Iguaçu. Nesta edição, com o crachá de participante foi possível conhecer gratuitamente as Cataratas do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras, o Movie Cars e o Blue Park, além das opções de passeios dos Itaipu Binacional e do Dreams Park.
Segundo o gerente regional do Sebrae/SC no oeste Udo Martin Trennepohl, o turismo é uma forte base econômica nos municípios, uma vez que ao atrair turistas, movimenta todos os outros setores da economia como comércio, hotelaria, indústria, entre outros. “O Sebrae/SC realiza intenso trabalho de valorização do turismo local dos municípios e oferece consultorias com profissionais gabaritados no assunto para preparar os moradores para fazerem turismo aproveitando os potenciais de cada município”, acrescentou.
SOBRE O FESTIVAL
O 17º Festival das Cataratas realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, reuniu mais de 7,5 mil pessoas. O evento é considerado um dos maiores do turismo nacional e ocorreu de 30 de novembro a 2 de dezembro. A programação contou com palestras, oficinais, capacitações, além da tradicional Feira de Turismo e Negócio. Foram 7 mil metros quadrados de área de exposição com 1.037 marcas expondo seus produtos e serviços ao público nos 176 estandes.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Anatalício Risden Júnior, afirmou que “a retomada do turismo tem demonstrado que é possível ultrapassar aos patamares anteriores aos da pandemia”. A usina está prestes a alcançar 25 milhões de visitantes em sua história. Já o principal atrativo da região, as Cataratas do Iguaçu, até outubro atingiu um milhão de visitantes.
A próxima edição do Festival das Cataratas está confirmada para os dias 31 de maio e 1º e 2 de junho, retornado à data original de quando foi criado em 2005.
Fonte: portaldoagronegocio