Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Potência do Agronegócio Brasileiro em Destaque no Encontro Nacional de Adidos Agrícolas

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), deu início ao “Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas”, evento que ocorre entre os dias 25 e 29 de novembro em Brasília. O objetivo do encontro é estreitar relações e promover o agronegócio brasileiro no mercado internacional.

O evento conta com a participação de 40 adidos agrícolas brasileiros, 12 representantes dos Escritórios da Apex no Brasil e no exterior, além de 35 representantes de entidades do setor agropecuário. Também estão presentes autoridades de diversos ministérios, incluindo o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

“O evento de hoje é um marco histórico. Foi uma oportunidade única de ver todos trabalhando juntos para impulsionar o Brasil no comércio internacional. Estamos avançando na busca por novos mercados e no fortalecimento de nossa posição global”, destacou Luís Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, parabenizou o trabalho dos adidos e enfatizou a importância do evento para reforçar a imagem do agronegócio brasileiro e ampliar as oportunidades comerciais. Ele também ressaltou o papel estratégico da geopolítica do agro nesse processo.

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, destacou a relevância do trabalho dos adidos para a pesquisa agropecuária nacional. “Os adidos têm um papel fundamental na promoção da qualidade do agro brasileiro no mundo, mostrando a excelência da nossa pesquisa e fortalecendo nossa imagem internacional”, afirmou.

A adida agrícola do Brasil nos Estados Unidos, Ana Lúcia de Paula Viana, também sublinhou a importância do encontro. “Este evento é essencial para promover a integração entre os adidos agrícolas e fortalecer a comunicação, permitindo que trabalhemos de forma mais eficaz para ampliar o acesso dos produtos brasileiros aos mercados internacionais”, comentou. Ela também mencionou a criação de novos postos de adidância, que devem contribuir para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior.

A programação do evento inclui painéis técnicos e rodadas de alinhamento. Na abertura, foram discutidos temas como “Geopolítica e Tendências das Barreiras Não Tarifárias”, “Diversificação da Pauta Exportadora e Produtos Compatíveis com a Floresta Amazônica” e “Agro Sustentável”.

Com mais de 500 reuniões programadas, o encontro tem como objetivo fortalecer a colaboração entre instituições governamentais, adidos agrícolas, equipes técnicas e os setores produtivos de alimentos e bebidas. O evento visa também contribuir para o aumento das exportações brasileiras, facilitando o acesso aos mercados internacionais de maneira mais eficiente. Nos próximos dias, a programação seguirá com sessões de capacitação, palestras e rodadas de conversa.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.