Os portos do Paraná alcançaram um novo marco na movimentação de cargas. Em agosto de 2024, foram movimentadas 6.869.966 toneladas, superando em 4% o recorde anterior, que havia sido registrado em junho do mesmo ano, com 6.582.670 toneladas.
O grande destaque do mês foi o aumento expressivo nas importações, que cresceram 41% em comparação ao mesmo período de 2023. O volume importado subiu de 1.741.094 toneladas para 2.446.892 toneladas, impulsionado principalmente pela importação de fertilizantes, que totalizou 1.183.490 toneladas – um crescimento de 59% em relação ao volume do ano passado, que foi de 745.201 toneladas.
O segmento de contêineres também teve um desempenho relevante, registrando um aumento de 22% nas importações, com 62.218 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados, frente aos 51.017 TEUs no mesmo período de 2023.
“O alinhamento das estratégias logísticas e o trabalho integrado das equipes têm sido fatores determinantes para elevar nossa performance e posicionar os portos do Paraná como uma referência no cenário nacional”, destacou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.
Nas exportações, o cenário também foi de crescimento. Em agosto, foram movimentadas 4.423.074 toneladas, o que representa um aumento de 3% em relação ao mesmo mês de 2023, quando foram exportadas 4.301.622 toneladas. A soja em grão foi o principal produto exportado, com 1.863.825 toneladas, um aumento de 10% em comparação ao volume registrado no mesmo período do ano anterior, que foi de 1.694.016 toneladas.
Mesmo enfrentando condições climáticas desafiadoras, como cinco dias de chuva e oito dias de neblina, o desempenho logístico dos portos paranaenses não foi prejudicado. “Atingimos um resultado histórico, com grande eficiência de produtividade, especialmente nas descargas ferroviárias. Com a conclusão das obras do Moegão, esperamos um aumento ainda maior na movimentação de cargas e na atração de novos investidores”, afirmou Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná.
O Moegão, considerado o maior projeto portuário em andamento no Brasil, é uma obra estratégica para o crescimento dos portos do Paraná. Com um investimento de R$ 592 milhões, o projeto busca reduzir os cruzamentos ferroviários urbanos e ampliar em 65% a capacidade de recepção de trens, passando de 550 para 900 por dia. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2025, prometendo otimizar ainda mais o fluxo de cargas ferroviárias e impulsionar os negócios na região.
Fonte: portaldoagronegocio