Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Porto de Santos atinge recorde na movimentação de contêineres: Confira os números impressionantes

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Porto de Santos alcançou um novo recorde em 2024 ao ultrapassar a marca de quatro de TEU (unidade equivalente a contêiner de 20 pés) na movimentação de contêineres. Entre janeiro e setembro deste ano, a movimentação também foi recorde em termos de , totalizando 44,5 milhões de toneladas.

O aumento no de contêineres no Porto de Santos foi de 15,8% em comparação a 2023, quando o total alcançou 3,5 milhões de TEU no mesmo período. Isso representa cerca de 1,2 milhão de contêineres a mais que passaram pelo terminal portuário neste intervalo. Em relação ao volume em toneladas, o crescimento foi ainda mais expressivo, com um aumento de 21,6%. Enquanto em 2023 foram registradas 36,57 milhões de toneladas, em 2024 já são 44,47 milhões.

“Os números não mentem e demonstram que estamos trilhando o caminho certo, calibrando a expansão com qualidade nos serviços e respeito às cidades do entorno”, afirmou Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS). Ele ressaltou também a importância do caráter multipropósito do Porto e sua contribuição para a geração de empregos.

As mercadorias transportadas em contêineres têm um valor agregado maior em comparação àquelas movimentadas a granel. No entanto, muitos produtos que saem do porto, predominantemente a granel, também são beneficiados. Um exemplo é o açúcar, a segunda carga mais movimentada em Santos, com 12,5% de suas exportações realizadas em contêineres, totalizando 2,6 milhões de toneladas em um total de 20,8 milhões.

Em setembro, o Porto de Santos também registrou um novo recorde, com um aumento de 21,7% em relação a 2023, movimentando 483,6 mil TEU, frente a 397,5 mil do ano passado.

Atualmente, o Porto de Santos se destaca como o principal porto da América do Sul, ocupando a 43ª posição mundial em movimentação de contêineres e a segunda na América Latina, superado apenas pelo porto de Colón, no Canal do Panamá, onde 86% das operações são de transbordo.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.