Ela está na frigideira, na churrasqueira, na feijoada, no cozido, na farofa, na feijoada. A linguiça de carne de porco é uma unanimidade nacional. E vai ser a estrela maior de um torneio absolutamente inédito, que vai escolher a ‘Melhor Linguiça de Carne Suína do Brasil’, dentro da programação da PORKEXPO LATAM 2023, que vai ser realizada nos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. A linguiça ajuda a embalar como nunca o aumento do consumo da proteína no Brasil nos últimos anos. A carne suína alcançou um percentual de 18,94 kg por habitante em 2022. Feito comemorado por toda a cadeia produtiva. “É muito bom ver a proteína suína tendo crescimento progressivo há nove anos. Mostra que educação e promoção fazem efeito na mudança de consumo da população”, comemora o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes.
E 2023 pode trazer mais notícias positivas. O apetite do brasileiro pela proteína mais consumida no planeta já subiu para 19,3 quilos por habitante e pode ultrapassar o número recorde de 20 quilos pela primeira vez na história até o fim do ano. As exportações têm superado os volumes do ano passado. Nos três primeiros meses já acumula mais de 32 mil toneladas. O crescimento dos embarques para a China é ainda mais expressivo, com aumento de quase 23 mil toneladas, confirmando uma retomada nas importações do gigante asiático.
E mais. Há redução na produção de suínos e nas cotações do farelo de soja e do milho, que resultou na melhor relação de troca dos últimos anos para o criador. Está mais barato dar comida aos animais. E o frio chegou ao Centro Sul do país, o que motiva mais a preferência pela carne suína. Sem falar na realização da 11ª edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) nos primeiros dezessete dias de junho. Para incentivar a venda da proteína para os brasileiros, com uma parceria altamente positiva com grandes redes de varejo, como Extra Mercado, Pão de Açúcar, Compre Bem, Oba Hortifruti, Hortifruti Natural da Terra, Carrefour, Big Bom preço, Nacional, Todo Dia, Amigão, Prezunic e, pela primeira vez, o Super ABC, rede mineira que detém o quinto maior faturamento do estado no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e entra na ação com o apoio da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (ASEMG).
E dá-lhe linguiça para ajudar a conquistar todos os bons números neste ano. A Calabreza, que é cozida na indústria e recebe gorduras, temperos, aditivos e conservantes. Com defumação ou não. A Toscana, preparada com carne de porco fresca, gordura, temperos e aditivos e conservantes. É vendida crua, devendo ser assada ou grelhada antes do. consumo. A Mista, feita a partir da mistura das carnes de porco e de boi, com sabor mais suave e aparência heterogênea, com pontos escuros e claros bem evidentes. A Portuguesa, feita integralmente com carne de porco curada e defumada, com sabor mais leve, pois não leva temperos tão fortes em sua receita. E o Paio, feita com uma mistura bovina e suína, a partir das duas carnes defumadas e curadas.
E qual a melhor?
O recomendado é ter em mente o que se busca em termos de sabor ou nutrição. Se a melhor opção é um tipo que não seja tão calórico, opte por peças feitas a partir de cortes mais magros, como o pernil.
Se a prioridade é o sabor mais tradicional, decida a partir dos vários temperos. Picantes, leves, com ervas finas e até alcoólicos. Se a gordura for um problema, na hora de preparar a linguiça, prefira grelhar, cozinhar na água ou até mesmo assar no forno. As linguiças frescas são mais usadas em churrascos. A curada e a defumada são mais ‘ressecadas’ e costumam ser mais utilizadas com outros pratos e receitas, incluindo molhos e até mesmo o consumo puro e frito.
A PORKEXPO LATAM 2023 vai reunir profissionais de mais de vinte países. Criadores, pesquisadores, executivos, professores e estudantes reunidos na Região Oeste do Paraná, a Tríplice Fronteira Brasil – Paraguai – Argentina, estratégica na produção de suínos e grãos que fazem a nutrição nas granjas. Todos de olho num cardápio que vai consagrar uma fórmula de sucesso e conteúdo relevante de ponta a ponta da cadeia produtiva mundial, levada há mais de vinte anos pela respeitada marca PorkExpo & Congresso Internacional de Suinocultura.
Palestras com tradução simultânea para Inglês, Português e Espanhol. O inovador desafio ‘ Pork Butcher Challenger’, disputa internacional entre chefes de cozinha especializados na nossa proteína, com a eleição do ‘CORTE PORKEXPO LATAM 2023’. O ‘1º Congresso Nacional das Mulheres da Suinocultura’, congregando a força e experiência de criadoras, trabalhadoras, cientistas, mães e esposas dos suinocultores que ajudam nos resultados da suinocultura latino-americana. A Feira de Negócios com as corporações mais influentes na oferta de novas tecnologias de produção. Os momentos de atualização profissional, consolidação das marcas, formação de novas parcerias e novos empreendimentos financeiros e produtivos. E os diversos espaços gastronômicos para saborear a proteína mais consumida no planeta em inúmeras formas, como frituras, assados, embutidos, cozidos, temperados, curados, etc.
Não tem como perder, certo? Então, vamos saber de todas as novidades consultando o site oficial do evento (www.porkexpo.com.br), garantindo a participação, fazendo a inscrição e integrando o time de um evento absolutamente inédito para a Suinocultura mundial! E Viva a Linguiça de Carne de Porco!
Fonte: portaldoagronegocio