Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Percepções sobre Lula e sucessores em 2026: Resultados da pesquisa Genial/Quaest

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma pesquisa conduzida pela Genial Investimentos em parceria com o instituto Quaest revela que a maioria dos entrevistados não considera apropriado um quarto mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2026. Segundo o levantamento, 55% dos participantes não veem mérito na reeleição de Lula, enquanto 42% defendem um novo mandato de quatro anos para o líder político. Apenas 3% não souberam ou não responderam à questão.

Além da avaliação sobre Lula, a pesquisa apresentou diversos nomes de possíveis candidatos à presidência e questionou os entrevistados sobre seu posicionamento em relação a cada um deles. Embora Lula tenha obtido o maior número de indicações entre os citados, com 47% dos entrevistados afirmando que votariam nele, 49% declararam que não o fariam.

Jair Bolsonaro, atualmente inelegível até 2030 devido a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu o apoio de 39% dos entrevistados, enquanto 54% afirmaram que não votariam nele. Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, teve 33% de intenção de voto, mas 50% dos participantes afirmaram que não votariam nela e 15% declararam não conhecê-la.

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo e potencial herdeiro político do bolsonarismo, apresenta um alto grau de desconhecimento, com 39% dos entrevistados declarando não conhecerem-no. Entre aqueles que o conhecem, 28% afirmaram que votariam nele, enquanto 30% declararam que não o fariam.

Governadores de outros estados alinhados ao bolsonarismo, como Romeu Zema (Novo) de Minas Gerais, Ratinho Júnior (PSD) do Paraná e Ronaldo Caiado (União) de Goiás, também são alvo de um grande desconhecimento, segundo a pesquisa. Suas intenções de voto variam, mas o percentual de desconhecimento é significativo.

Em relação aos potenciais nomes do campo político de Lula, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, as intenções de voto são variadas, com considerável número de entrevistados afirmando não conhecê-los.

A pesquisa foi realizada presencialmente com 2.045 pessoas entre os dias 2 e 6 de maio, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.