Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Participe do Concurso de Cachaças Mineiras 2024: Inscrições Terminam em Breve!

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá


Foto:
Diego Vargas Seapa MG

Os produtores rurais interessados em participar do Concurso Cachaças Mineiras 2024 – 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras têm até a próxima quarta-feira, 31 de julho, para realizar a pré-inscrição. Para se inscrever, os participantes devem preencher o formulário disponível no regulamento do concurso e entregá-lo no escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) de seu município.

O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Emater-MG ou podem ser acessados diretamente [neste link]. A inscrição é gratuita.

Após a análise das pré-inscrições pela comissão organizadora, os produtores aprovados serão notificados pela Emater-MG e terão até o dia 9 de agosto para enviar a cópia dos documentos obrigatórios e as amostras concorrentes para o endereço em Belo Horizonte indicado no regulamento.

Podem participar do concurso produtores, engarrafadores e padronizadores/engarrafadores que possuam estabelecimentos de bebidas em território mineiro e estejam devidamente registrados junto ao Ministério da Agricultura. O concurso abrange cachaças de alambique, produzidas exclusivamente em alambique de cobre com graduação alcoólica de 38% a 48%, e aguardentes de cana, com graduação alcoólica de 38% a 54%, obtidas do destilado simples de cana-de-açúcar ou do mosto fermentado do caldo de cana.

O concurso conta com dez categorias, e cada participante pode realizar até duas inscrições, sendo uma por categoria. A divulgação dos vencedores está prevista para novembro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3349-8120 ou pelo e-mail: cachacasmineiras@emater.mg.gov.br.

O Concurso Cachaças Mineiras 2024 é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, realizado pela Emater-MG com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), entre outras instituições como ABRTB, Anpaq, Apacs, CTS Cachaça, Confala, Convida, Fetaemg, IFNMG, INPI, SindBebidas/Fiemg, Sistema Faemg, Sistema Ocemg, Ufla, UFMG e UFV.

Avaliações

A avaliação das cachaças será realizada com uma metodologia desenvolvida especificamente para o concurso, abrangendo análises visuais, olfativas e gustativas. Os jurados, convidados pela organização, possuem experiência em concursos, formação profissional ou notório saber na área de bebidas alcoólicas destiladas.

A Emater-MG está promovendo eventos técnicos preparatórios para os jurados, com o primeiro encontro realizado no Laboratório de Análise Sensorial da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Durante o treinamento, os jurados passaram por testes de triangulação para diferenciação de amostras. As próximas etapas incluirão a comparação pareada para identificação de atributos da cachaça e o uso da planilha de avaliação que será utilizada durante os julgamentos.

Além da Emater-MG e da UFMG, o treinamento conta com a colaboração do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.