Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Parceria entre Raízen e Vertoro potencializa valor da lignina em biocombustíveis

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Raízen, líder global na produção de Etanol de Segunda Geração (E2G), e a Vertoro, biorrefinaria scale-up sediada na , anunciaram hoje a assinatura de um Acordo de Desenvolvimento Conjunto (JDA, do inglês Joint Development Agreement). O objetivo da é incrementar o valor da lignina, um subproduto da produção de etanol, convertendo-a em biocombustíveis avançados e produtos químicos para os setores marítimo e de aviação, além de novos materiais.

A Raízen, reconhecida por sua vasta capacidade na produção de E2G, gera grandes volumes de lignina, com uma previsão de produção de 1,5 milhão de toneladas (base úmida) em suas nove plantas de E2G. Esta quantidade significativa de lignina oferece uma oportunidade única para a criação de soluções baseadas em resíduos e com menor pegada de carbono.

A Vertoro contribuirá com sua tecnologia inovadora Goldilocks®, que transforma quimicamente a lignina em um produto de baixo teor de enxofre, altamente processável e com baixo peso molecular. Este material é ideal para diversas aplicações de base biológica. “Com este anúncio, a Raízen reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de soluções pioneiras em renovável, colaborando com a Vertoro para gerar valor significativo e explorar novas aplicações para a lignina”, afirma Mateus Lopes, diretor de Transição Energética da Raízen.

Michael Boot, cofundador e co-CEO da Vertoro, expressou entusiasmo pela parceria: “Estamos muito animados com a colaboração com a Raízen, que pode se tornar o maior esforço de valorização da lignina globalmente. Esta parceria tem o potencial de provar que a lignina pode ser um recurso viável tanto do ponto de vista financeiro quanto industrial.”

O começará com a produção de amostras em larga escala na unidade de demonstração da Vertoro na Holanda, a partir de julho de 2024. Estas amostras serão enviadas para testes de aplicação em empresas selecionadas nos setores de combustível, produtos químicos e materiais. A meta é assegurar um Contrato de Compra Mínima Garantida (Offtake Agreement) para uma unidade de produção em escala comercial, que será integrada às instalações de E2G da Raízen no .

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.