Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Paraná deve produzir de 243 mil toneladas de feijão

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Paraná deve produzir de 243 mil toneladas de feijão

O Paraná deverá cultivar, nesta primeira safra de feijão, uma área de 122 mil hectares e produzir um volume de 243 mil toneladas. Da área estimada, cerca de 60% já foram plantados e o restante deverá ser concluído até o final deste mês de outubro. Durante o mês de setembro e na primeira quinzena de outubro, as condições climáticas foram totalmente desfavoráveis à cultura do feijão. Segundo os produtores, o excesso de chuvas e as baixas temperaturas prejudicaram os trabalhos de campo e também o desenvolvimento das lavouras já implantadas.

Conforme dados do boletim do Departamento de Economia Rural (DERAL), esta primeira safra de feijão de 2022/2023 apresenta uma redução de 12% na área a ser cultivada e um aumento de 24% na produção, comparativamente ao ano passado. Lembrando, ainda, que o Paraná vem diminuindo gradativamente a área de feijão na primeira safra e registrando expressivos aumentos no segundo plantio.

Exemplo desta situação são as regiões de Pato Branco e Francisco Beltrão que, na segunda safra de 2022, concentraram 47% da área contra, apenas, 6% estimado para esta primeira safra de 2022/2023. Na semana passada o preço médio recebido pelo produtor foi de R$ 194,00/sc de 60 kg para o feijão-preto, um aumento de 1,8% ao período anterior. Já o feijão tipo cores foi comercializado em média de R$ 290,00/sc de 60 kg, praticamente igual ao da semana passada.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.