A Divinut, reconhecida como referência nacional na produção de mudas e processamento da noz-pecã, está promovendo um circuito de palestras e treinamentos com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre o cultivo sustentável dessa cultura, que se apresenta como uma alternativa rentável para propriedades rurais. O projeto é liderado por Edson Ortiz, fundador e diretor da Divinut, que há mais de três décadas atua na área, abrangendo desde a produção de mudas até o processamento e exportação do produto.
O primeiro evento do circuito será um treinamento voltado para os funcionários do Sicredi Gerações, programado para o dia 12 de novembro, em Cachoeira do Sul. Segundo Ortiz, “o intuito da atividade é capacitar os colaboradores da carteira agrícola para que possam transmitir informações relevantes sobre a nogueira aos produtores da região”. Para impulsionar essa iniciativa, a Divinut doou 700 mudas para uma área experimental da cooperativa em Barra do Ribeiro, destacando que “essa doação visa estimular a pesquisa e a demonstração, incentivando novos plantios na área de atuação do Sicredi Gerações no Rio Grande do Sul, contribuindo para a diversificação econômica da região”.
Em continuidade ao circuito, a Divinut marcará presença na Arena Exportação da Farsul, no dia 14 de novembro, onde abordará o Prêmio Exportação recebido pela empresa em agosto. O Prêmio Exportação RS 2024 – Destaque Agro, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB), homenageia as organizações mais destacadas na exportação de inteligência, serviços e produtos. A Divinut se destacou entre os 68 empreendimentos premiados, sendo uma das 11 empresas gaúchas a receber o reconhecimento na categoria Destaque Setorial Agro.
Para encerrar o ciclo de palestras, Edson Ortiz será um dos palestrantes do III Simpósio Sul-Americano de Nozes-Pecã, a ser realizado em Canelones, Uruguai, no dia 15 de novembro. Neste evento internacional, Ortiz apresentará um painel sobre exportação. O simpósio reunirá diversos segmentos da cadeia produtiva da noz-pecã, incluindo pesquisa, produção, industrialização e assessoria técnica, com mais de 20 especialistas da Argentina, Brasil e Uruguai discutindo temas relevantes como genética, cultivares, fenologia, manejo sanitário e comercialização.
Fonte: portaldoagronegocio