Uma extensão do acordo de exportação de grãos pelo Mar Negro foi acertada em novembro, embora a Rússia tenha reclamado que suas preocupações com as exportações de fertilizantes não foram endereçadas.
A secretária-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Rebeca Grynspan, responsável pela área de fertilizantes do acordo, disse que está focada em superar os obstáculos remanescentes desde a renovação.
“Estou cautelosamente otimista de que podemos ter um progresso importante em breve”, disse ela a repórteres em Genebra. Ela se recusou a dar mais detalhes sobre as razões de seu otimismo.
Representantes russos e ucranianos discutiram anteriormente a possibilidade de a Rússia retomar as exportações de amônia, usada para produzir fertilizantes, em troca de um acordo que libertaria um grande número de prisioneiros ucranianos e russos.
O chefe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) disse na quarta-feira que um grande acordo de troca de prisioneiros de guerra era uma “possibilidade” no conflito Ucrânia-Rússia.
Fonte: portaldoagronegocio