Sophia @princesinhamt
Agronegócio

OMC prevê crescimento de 3% no comércio mundial em 2025: impactos da estabilidade no Oriente Médio

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Organização Mundial do Comércio (OMC) revisou nesta quinta-feira suas estimativas para o crescimento do comércio global em , elevando a projeção para um aumento de 2,7%. Além disso, a entidade prevê uma aceleração do crescimento para 3% em 2025, desde que os conflitos no Oriente Médio sejam controlados.

Conforme o relatório da OMC, o comércio global se recuperou este ano de uma queda registrada em 2023, que foi causada pela alta inflação e pelo aumento das taxas de juros. Em abril, a organização havia previsto uma alta de 2,6% nos volumes de comércio para 2023, mas essa estimativa foi ajustada para 2,7% na nova análise divulgada.

“Esperamos uma ção gradual no comércio global em 2024, mas permanecemos cautelosos em relação a possíveis desafios, especialmente em relação à intensificação de conflitos regionais, como os observados no Oriente Médio”, afirmou Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da OMC, em comunicado oficial.

A diretora-geral enfatizou que, embora os maiores impactos possam atingir diretamente os paí envolvidos nos conflitos, as repercussões podem se estender a nível global, afetando o custo da energia e rotas de essenciais.

Nas últimas semanas, a ofensiva de Israel contra o movimento Hezbollah, no Líbano, em meio a um cenário de guerra prolongada com o Hamas em Gaza, aumentou os temores de uma escalada mais ampla no Oriente Médio, região crucial para o comércio global.

Outro fator de risco apontado pela OMC é a política monetária divergente entre as principais economias. Essa disparidade pode provocar volatilidade financeira e alterar os fluxos de capital, especialmente à medida que os bancos centrais começam a reduzir as taxas de juros, o que pode complicar ainda mais o da dívida para os países mais pobres.

Por outro lado, o relatório da OMC também sinaliza que há um potencial de melhora na previsão de crescimento. Se os cortes nas taxas de juros em economias avançadas resultarem em um crescimento econômico mais robusto, sem reativar a inflação, o comércio global pode ter um desempenho ainda melhor do que o estimado.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.