Sophia @princesinhamt
Agronegócio

OAB/RS promoverá painel durante o Universo Pecuária

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
OAB/RS promoverá painel durante o Universo Pecuária

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) promoverá, durante a primeira edição do Universo Pecuária – Futuro, Negócio e Sustentabilidade (UP), de Lavras do Sul (RS), um painel para discutir questões relacionadas à pecuária, como crédito, seguro agrícola e o planejamento sucessório na propriedade rural. O evento ocorrerá dentro da programação do UP, que será realizado de 1º a 6 de novembro, em Lavras do Sul (RS), em uma promoção da Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural de Lavras do Sul.

O painel da Ordem gaúcha ocorrerá no dia 2 de novembro, em uma ação das comissões permanentes de Direito Ambiental e da Jovem Advocacia, além da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio (CEDAA) da OAB/RS. A abertura será às 9h, com o pronunciamento do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, e do presidente da CEDAA, Antônio Carmelo Zanette. Às 9h30min, Zanette fará a palestra magna “Advocacia no agronegócio”, e, às 10h, haverá uma oficina para operadores do direito, com o tema “Planejamento sucessório na prática: “Investindo em planejamento – sucessão e tributos ao lado do produtor&rdquo ;. Os palestrantes serão os advogados Alexandre Carter Manica e Conrado Paulino da Rosa. 

À tarde, ocorrerão palestras abertas ao público. Às 14h, Manica e Rosa coordenarão o painel “Planejamento Sucessório: Investindo em planejamento – sucessão e tributos ao lado do produtor”. Às 15h, Marcelo Camardelli, fará uma palestra sobre a sustentabilidade na pecuária. Já às 16h, terá uma palestra sobre seguros agrícolas, com a apresentação de um vídeo institucional do Ministério da Agricultura e a participação de um representante da Mapfre Seguros e da advogada Maria Angélica Glufke, que é especialista em seguros agrícolas. Às 16h30min, o advogado Roberto Martins encerrará o fórum com a palestra “Alternativas de financiamento do produtor rural”. 

O presidente da CEDAA explica que, durante o painel, serão abordadas questões que envolvem antes, o dentro e o depois da porteira no agronegócio. Segundo ele, o produtor rural precisa de crédito – público ou privado – para tocar a atividade. E, se não for o proprietário do campo, terá que fazer contratos de arrendamento da área para poder produzir. E outra questão não menos importante é o planejamento da sucessão rural. Ele lembra que, na primeira geração, a maior preocupação é com a subsistência. Na segunda, a subsistência e a construção do patrimônio. E, na terceira geração, os jovens querem ir para as cidades em busca de melhores salários e condições de vida, aumentando o êxodo rural. “A sucessão precisa ser pensada antes para que a empresa familiar tenha uma vida longa”, salienta Zanette.    

Feira de negócios

O Universo Pecuária será realizado no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, do Sindicato Rural de Lavras do Sul. A feira, que tem como correalizadores o Sebrae-RS, Senar-RS, Cotrisul e a Farsul, tem sua estrutura de desenvolvimento baseada em quatro eixos – “Negócios, finanças verdes e sustentabilidade”, “Educação, cultura e turismo”, “Ciência tecnologia e inovação” e “Políticas, projetos e investimentos”.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.