Mercado em dezembro
Com a proximidade das festas de fim de ano em dezembro, os preços do suíno vivo e da carcaça reagiram em todas praças acompanhadas pelo Cepea, sobretudo a partir da segunda semana do mês, impulsionados pelo aumento da procura por carne suína.
Preços e exportações
Após recuarem em novembro, as exportações brasileiras de carne suína (considerando-se produtos in natura e industrializados) registraram movimento de recuperação em dezembro, impulsionadas pela intensificação das compras de países asiático, sobretudo da China.
Relação de troca e insumos
A procura aquecida por carne suína, sobretudo para atender à demanda de fim de ano, impulsionou os valores do animal vivo no mês de dezembro. Para os principais insumos consumidos na atividade, milho e farelo de soja, os preços também subiram, mas de forma menos intensa que a registrada para o animal. Nesse cenário, o poder de compra dos suinocultores de São Paulo e de Santa Catarina frente a esses insumos cresceu em dezembro.
Carnes concorrentes
Os preços médios da carne suína registraram forte alta de novembro para dezembro, impulsionados pela demanda aquecida devido às festividades de fim de ano. Esse cenário reduziu a competitividade da proteína suinícola frente às substitutas, as carnes de frango e bovina, que apresentaram, respectivamente, forte queda de preços e leve valorização.
Fonte: portaldoagronegocio