Foi lançado nesta sexta-feira (11), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que contempla a agropecuária brasileira de uma forma direta. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) contará com investimentos para a recuperação e ampliação de estradas vicinais, que promete melhorar o escoamento da safra, beneficiando o transporte nas zonas rurais, além da retomada de investimentos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
“Mais uma vez, na prática, o presidente Lula demonstra que, para ele, a eleição acabou e reconhece a importância da agropecuária brasileira. Depois de ter feito o maior Plano Safra da história, ter dado condições para aberturas de mercados, agora lança o PAC retomando investimentos na inovação e pesquisa, por meio da Embrapa e, pela primeira vez, contempla o Mapa com investimentos diretos no setor”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Estão previstos para a área de Inovação e Pesquisa, do ramo Educação, Ciência e Tecnologia, centro de pesquisas agropecuária, equipamentos para pesquisa agropecuária para todos os Estados e infraestrutura para organizações estaduais de pesquisa agropecuária.
A grande novidade é a participação direta do Mapa no PAC com um programa de recuperação e ampliação das estradas vicinais que poderá atender mais de 11 mil km nas cinco regiões do Brasil. As áreas que serão beneficiadas levam em consideração o Índice de Vulnerabilidade de Transporte (IVT) e a alta produção agrícola das microrregiões.
Fonte: portaldoagronegocio