Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Nova certificação do setor agro reconhece o bem-estar único das propriedades

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Nova certificação do setor agro reconhece o bem-estar único das propriedades

A evolução da pecuária brasileira requer novas avaliações e, especialmente, comprovações de que as propriedades seguem perfis modernos, sustentáveis e alinhados às demandas dos consumidores. Como forma de reforçar o compromisso com o tema, a MSD Saúde Animal desenvolveu o protocolo de Certificação em -Estar Único — Missão de Cuidar, que integra o renomado programa de bem-estar animal da companhia, o Criando Conexões Multiespécie. A certificação é auditada pela QIMA/WQS, com critérios adaptados ao clima e que definem produções sustentáveis e focadas em bem-estar.

A nova certificação, que abrange produções de bovinos, suínos e aves, levou dois anos para ser desenvolvida e segue mais de 150 critérios de avaliação, entre gestão da propriedade, gestão ambiental, instalações rurais, bem-estar animal, social e RH, pastagens, suplementação alimentar, identificação, controle sanitário, manejo reprodutivo e biosseguridade.

Para bovinos, inclusive, ela se baseia em boas práticas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), devido à característica única em sistemas de produção tropical. Nas demais espécies, as avaliações seguem critérios internacionais e estão de acordo com as novas normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“A partir do conceito de saúde única, que preconiza a saúde, segurança e harmonia de animais, pessoas e , desenvolvemos critérios específicos ao clima tropical e que definem produções sustentáveis e focadas em bem-estar. A conquista desse certificado apoia a imagem da cadeia produtiva brasileira, auxilia o acesso a novos mercados e facilita tomadas de decisões, visando um rebanho cada vez mais saudável e produtivo”, afirma Antony Luenenberg, coordenador de Bem-Estar Animal para Ruminantes da MSD Saúde Animal e um dos responsáveis pela condução do projeto. 

Todas as propriedades e frigoríficos do Brasil, independentemente do sistema de produção, poderão solicitar a nova certificação. Para conquistá-la, todos os critérios envolvidos serão auditados. No entanto, no primeiro momento, profissionais da MSD Saúde Animal farão uma avaliação inicial e, a partir de relatórios e dados, indicarão os pontos de melhoria, desenhando um de ação até a etapa de auditoria. “Nosso intuito é desenvolver soluções de valor para apoiar o sucesso do setor, e fazer parte dessa chancela de uma propriedade com bem-estar único é animador. Estamos ajudando a escrever uma nova história na produção da proteína animal brasileira”, ressalta Filipe Dalla Costa, coordenador de Bem-Estar Animal para monogástricos da MSD Saúde Animal e também responsável pelo projeto.

O selo acompanha o posicionamento da empresa de democratizar o conhecimento e incentivar o bem-estar animal, as práticas sustentáveis, a segurança alimentar e a evolução das técnicas. Tanto que, no início do ano, a MSD Saúde Animal anunciou o programa Criando Conexões Multiespécie, expandindo o manejo de baixo estresse, até então aplicado somente para fazendas de bovinos, para aves e suínos. Assim, o programa inclui consultoria em diferentes espécies para otimizar a cadeia produtiva de maneira consciente, gerando ganhos importantes de eficiência operacional e produtividade, além de impactar positivamente os três pilares da saúde única (animais, seres humanos e meio ambiente). A companhia também presta atendimento, dentro do programa, para a indústria (frigoríficos).

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.