Para alcançar números impressionantes a cada safra e se tornar uma das principais atividades econômicas no País, uma das principais estratégias dos agricultores é o investimento em novas tecnologias. Nesse sentido, feiras e eventos do setor são grandes aliados, pois aproximam empresas e produtores em prol do melhor resultado em campo.
A Netafim, empresa líder e pioneira em irrigação por gotejamento, tem em seu calendário anual a presença confirmada em diversos eventos do setor. E na última semana de março estará presente com estandes em duas importantes feiras: a Tecnoshow e a Fenicafé.
Tecnoshow
Em Rio Verde (GO), de 27 a 31 de março, acontece a Tecnoshow Comigo. Pelo 20º ano, a feira tem levado novidades em cultivares e processos de produção desenvolvidos por meio de instituições renomadas de pesquisa como universidades, empresas e centros de pesquisa.
No evento deste ano, além do estande com as soluções Netafim, o especialista agronômico da empresa, João Silva, vai fazer uma palestra falando sobre a irrigação por gotejamento em grãos e a oportunidade de harmonizar um sistema de irrigação já existente na propriedade para que 100% da área seja irrigada.
“O pivô central, sistema já conhecido pelos fazendeiros do cultivo de grãos, e a precisão da irrigação por gotejamento subterrâneo são complementares e a gente consegue através dessa junção falar realmente sobre um perímetro irrigado. Pegamos um talhão completo e com as duas tecnologias aproveitamos o máximo possível da área, buscando de fato uma verticalização da produção”, explica João Silva, especialista agronômico da Netafim.
Resultados expressivos e altas produtividades já comprovam que a harmonização de sistemas é a melhor alternativa para garantir a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a rentabilidade, além da possibilidade da terceira safra. “Aproveitando as melhores janelas de plantio em toda a área evitando plantar no seco e colher com excesso de umidade gerando perdas”, finalizou Silva.
Fenicafé
Já a Fenicafé – em sua 26ª edição – é referência nacional no setor, sendo considerada a maior feira de irrigação em cafeicultura do país. Este ano, entre os dias 28 e 31 de março, será realizado o encontro no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro.
O Cerrado Mineiro é o polo da cafeicultura irrigada. A região é referência, com irrigação madura, ainda que possua diversos desafios climáticos que implicam a produtividade dos cafezais, como a distribuição irregular de chuva, que pode levar a grandes prejuízos no desenvolvimento da lavoura. A Netafim estará na feira com um estande e suas soluções para que o visitante da feira conheça o que há de mais inovador no assunto.
“A Netafim tem feito grandes investimentos na região, em pessoas e tecnologias, que auxiliam do pequeno ao grande produtor a produzir cafés de qualidade e com altas produtividades, utilizando menos recursos”, conta Amanda Carlos, especialista agronômica da Netafim.
Assim como outras regiões, a crescente demanda em café especial continua e a previsão é de aumento nessa procura. “Por isso, diversos produtores rurais utilizam a fertirrigação como uma ferramenta que incrementa peneiras 16 acima, podendo facilitar o operacional da fazenda e diminuir os efeitos de emissão de carbono na lavoura. Nesse sentido, a irrigação por gotejamento é a melhor solução para o café arábica, uma ferramenta que possibilita a disponibilidade de água e nutrientes diretamente nas raízes das plantas. A aplicação localizada, além de promover diminuição de perdas por evaporação e incidência de plantas daninhas na entrelinha do cafezal, aumenta a sanidade das folhas devido ao não molhamento foliar”, detalha Amanda.
Fonte: portaldoagronegocio