Em visita oficial ao Chile, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, liderou uma comitiva interministerial que incluiu o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Nesta segunda-feira (5), Fávaro participou do Fórum Empresarial Chile-Brasil, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), na capital chilena, Santiago.
Durante o evento, Fávaro ressaltou a importância da relação comercial entre os dois países, destacando a abertura de novos mercados para os produtos agropecuários brasileiros. “Nesses 19 meses de governo, quebramos todos os recordes na relação comercial e na abertura de mercados, o que se traduz em oportunidades bilaterais”, afirmou o ministro.
Um dos pontos altos da missão oficial foi o anúncio da abertura do mercado chileno para a importação do melão pele de sapo brasileiro, além da assinatura de memorandos de entendimento entre os dois países. “Hoje tenho certeza de que vamos ampliar ainda mais a relação comercial do Brasil com o Chile no âmbito da agropecuária”, acrescentou Fávaro.
A relação comercial entre Brasil e Chile é equilibrada, com o Brasil exportando cerca de US$ 1,5 bilhões por ano para o Chile, enquanto as exportações chilenas para o Brasil giram em torno de US$ 1,4 bilhões anuais. Fávaro destacou a importância da importação de produtos alimentícios chilenos pelo Brasil, como salmão e pescados, que representam uma parcela significativa do comércio bilateral. “Quando se tem uma boa relação diplomática comercial, as coisas funcionam bem. Geramos oportunidades recíprocas e assim desenvolvemos nossos países”, afirmou.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também presente no evento, destacou a parceria entre os dois países para impulsionar a produção de biocombustíveis. Já Márcio Rosa, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), enfatizou a política contínua de integração entre os países da América do Sul, sublinhando as vantagens competitivas dessa cooperação.
O Fórum Empresarial organizado pela ApexBrasil contou com a participação de autoridades de ambos os países e de aproximadamente 500 empresários brasileiros e chilenos, ocorrendo ao longo de toda a segunda-feira (5).
Fonte: portaldoagronegocio