Os preços dos derivados lácteos no mercado atacadista registraram desaceleração ao longo de maio. Mesmo com a entressafra, o consumo não segurou as cotações. O preço do leite no mercado Spot foi o mais pressionado, com os compradores dando preferência ao leite próprio de seus fornecedores. As importações continuam chegando em volume elevado, contribuindo com maior disponibilidade interna na comparação com o ano passado, o que tem enfraquecido as cotações.
De acordo com os dados divulgados pelo Centro de Inteligência do Leite, o volume de leite importado atingiu 648 milhões de litros nos primeiros quatro meses do ano. Para os preços, essa é uma baixa antecipada, já que a safra brasileira tende a crescer em maior intensidade somente a partir de julho.
As sinalizações dos Conseleites, para o pagamento do leite entregue em maio, indicaram para recuo nos preços ao produtor. O mercado lácteo enfraqueceu ao longo de maio, devido a maior disponibilidade interna, com incremento das importações, e consumo fraco. Isso acabou impactando negativamente os preços.
Fonte: portaldoagronegocio