Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Melhoramento genético apropriado a cada sistema de produção

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Melhoramento genético apropriado a cada sistema de produção

É preciso muito planejamento para produzir um boi considerado ‘tipo 1’, que possui todos os cortes com qualidade gourmet. Nós temos tradição no uso do cruzamento no Brasil sempre fazendo indicações técnicas, ouvindo e entendendo o cliente. Nossa equipe de técnicos e representantes são treinados para isso”, reforça Juliana.

A Agropecuária Águas Claras, localizada em Tupanciretã (RS), cliente da GENEX Brasil há mais de 10 anos, investe em melhoramento genético e recebeu recentemente o prêmio Top Produtor Carne Angus do Rio Grande do Sul, concedido pela Associação Brasileira de Angus, sendo atualmente o produtor com maior percentual de gado certificado no Programa Carne Angus Certificada do Rio Grande do Sul. “O grande diferencial desse trabalho foi a possibilidade de padronização da raça Angus no nosso rebanho, além do ganho em precocidade, uma vez que temos fêmeas que serão futuras matrizes podendo reproduzir aos 14 meses. Isso possibilitou que conseguíssemos dobrar o nosso número de matrizes, tendo 97% das fêmeas da propriedade em condições de procriar”, destaca Fernando Almeida, proprietário da agropecuária.

Para Fernando, outro importante resultado é a possibilidade de criar machos em condições de serem abatidos aos 18 meses com peso médio de 550kg. “A carne de animais precoces, bem acabados, que alguns produtores do Rio Grande do Sul vêm produzindo é, sem dúvida, a melhor do Brasil, com sabor, maciez e marmoreio. Não falta nada para quem gosta de uma boa carne”, pontua.

Ana Doralina Alves Menezes, gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada da Associação Brasileira de Angus concorda com Fernando. “O grande diferencial do melhoramento genético é a criação de animais com potencial superior para algumas características específicas desejáveis, como por exemplo para produção de carne de qualidade como AOL, gordura subcutânea, marmoreio. Para os consumidores, o resultado é no produto final, na carne, e nas características que este produto irá apresentar como maciez, sabor, suculenta, além da padronização e da versatilidade dos cortes e suas formas de preparo”, reforça.

O melhoramento genético é um caminho sem volta. O trabalho desenvolvido nessa área contribui para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, abrindo portas para novos mercados. “Graças a ele, aliado a sistemas de produção mais intensivos e sanidade, tivemos avanços na pecuária, com animais mais adaptados, produtivos precoces e selecionados. Este é o foco para a continuidade do crescimento do setor”, conclui Ana Doralina.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.