Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Medalhista na Exposição de Chácara é egresso do Programa ATeG

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Medalhista na Exposição de Chácara é egresso do Programa ATeG

A Fazenda , representada por Geraldo Geovani, Danielle de Souza e Karen Cunha, foi a grande vencedora da 36ª Exposição Agropecuária de Chácara, levando cinco prêmios com dois animais. A vaca Lia, de oito anos, recebeu três prêmios. Já a novilha Aurora Montinei, de 21 meses, conquistou dois títulos. Confira abaixo os prêmios:

Vaca Lia

  • 1ª Colocada no Julgamento por Tipo: Melhor Vaca Adulta;
  • 1ª Colocada no Torneio Leiteiro: Maior Produção Geral – Média de 56 kg/dia (Total: 168 kg);
  • 1ª Colocada no Torneio Leiteiro por Categoria: Vaca Adulta.

Novilha Aurora

  • 1ª Colocada na Categoria: Melhor Novilha ⅞; 
  • 1ª Colocada na Categoria: Melhor Novilha Geral.

A família foi assistida pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – Balde Cheio, entre 2019 e 2021, com o técnico Ronaldo Fagundes. No ATeG, adquiriram conhecimento técnico e melhoraram a gestão da propriedade, aumentando o faturamento em cerca de 25 centavos por litro de leite, diminuindo custos com a alimentação e melhorando a animal.  “Hoje expandimos a região de plantação de capim, investimos em capim e concentrados de qualidade. Conseguimos baixar o custo em cerca de um real por quilo de ração. Alguns animais consomem até 300 quilos de alimento por mês. Apenas com essa otimização conseguimos fazer uma contenção de custos excelente”, contou Geraldo Geovani. 

Ele disse que sempre quis comprar uma vaca de qualidade, mas nunca pôde e não sabia como escolher os melhores animais. Com a assistência do Ronaldo, adquiriu a girolando Lia pela genética e não podia ter feito melhor escolha. “Na primeira lactação ela já se pagou, fez cerca de 8 mil litros, na segunda lactação teve 35% de aumento na produção, chegando a 10 mil e 800 litros. Nesta terceira lactação ela está indicando que pode chegar a 12 mil litros”, afirmou. 

ATeG gera frutos a longo prazo

A assistência técnica e gerencial prestada pelo Sistema FAEMG aos produtores rurais é gratuita e tem duração de dois anos. Mas as mudanças que essa assistência causa na propriedade rural duram muito mais tempo. O ATeG provoca transformações na vida no campo, modernizando propriedades e possibilitando o sucesso das cadeias produtivas.  “Como se tornou importante o ATeG na vida do produtor rural. A coroação do grande campeão em Chácara sendo um produtor egresso do programa, nos faz perceber uma mudança de comportamento na produção, na melhoria da qualidade e principalmente no trabalho de gestão, que permanece gerando resultados financeiros. Isso possibilita reinvestimentos, levando o produtor a alcançar os objetivos que ele tenha colocado no planejamento estratégico”, afirmou Wander Magalhães, gerente regional do Sistema FAEMG em

Ronaldo Fagundes foi o técnico de campo que acompanhou a Fazenda 2G e ressaltou a dedicação da família durante a assistência. “O Geovani e a Danielle sempre foram muito assíduos, faziam anotações muito fiéis e implantaram diversas otimizações que nós indicamos, na produção de concentrado, alimentação, gestão, diminuindo custos de produção, implementando um plano de ações muito eficiente. O  prêmio é merecido e vem para reconhecer o trabalho da família, com muita dedicação e cuidado com os animais”. 

Karen Cunha diz que o ATeG mudou a forma de pensar e de agir na propriedade. “Diminuímos o rebanho, nos concentramos na qualidade desses animais e na qualidade dos ofertados. No volumoso, no concentrado, em promover o bem estar do animal. Tudo isso o animal retribui com produtividade e qualidade”. Danielle de Souza disse que seu sentimento é de gratidão. “Eu só tenho a agradecer a todos que nos ajudaram. Ao ATeG e ao Sistema FAEMG que estiveram com a gente nessa caminhada”.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.