A comercialização antecipada da safra de soja de Mato Grosso 2024/25 alcançou 45,2% do total projetado, representando um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao mês anterior, conforme dados divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Apesar de estar à frente do mesmo período da safra passada, quando a comercialização estava em 38,18%, o volume de vendas ainda se encontra abaixo da média histórica dos últimos cinco anos, que é de 51,59% para este período.
O levantamento do Imea ocorre em um momento em que os produtores de Mato Grosso, o maior produtor de grãos do Brasil, iniciam a colheita da soja, com um atraso em relação aos anos anteriores devido ao plantio tardio e às chuvas excessivas.
No caso do milho, o estado já vendeu quase 94% da safra antiga, enquanto 26,7% da safra nova, que será plantada após a colheita da soja, foi comercializada. As vendas da safra de milho 2024/25 estão mais avançadas em comparação ao mesmo período da safra anterior (16,78%), mas ainda abaixo da média histórica, que é de 41,81%.
Fonte: portaldoagronegocio