A Marfrig, uma das líderes globais na produção de carne bovina, suína e de aves, além de ser a maior produtora mundial de hambúrgueres, anunciou o cumprimento de sua meta de realizar uma auditoria externa das informações públicas sobre bem-estar animal. A certificadora independente SBCert auditou e atestou a conformidade do relatório de bem-estar animal da empresa, conforme estabelecido pela Marfrig em 2021, com prazo para conclusão até dezembro deste ano.
Compromisso Voluntário e Credibilidade das Operações
O diretor de sustentabilidade da Marfrig, Paulo Pianez, explicou que o compromisso com a auditoria externa foi assumido de forma voluntária pela companhia. “Buscamos garantir que, além da auditoria interna com base em critérios internacionais rigorosos, todas as informações relacionadas ao bem-estar animal fossem confirmadas por uma entidade externa e independente, proporcionando ainda mais credibilidade às nossas operações”, afirmou.
Investimentos e Capacitação em Bem-Estar Animal
Em 2023, a Marfrig investiu US$ 2,3 milhões em iniciativas de bem-estar animal em suas operações globais. A empresa também ofereceu mais de 1.400 horas de treinamento técnico para os profissionais envolvidos no manejo de animais ao longo dos processos de abate, com o objetivo de promover conscientização, dinamizar os processos e incentivar a inovação no tema.
Histórico de Compromisso com o Bem-Estar Animal
A Marfrig foi pioneira no Brasil ao estruturar, em 2006, uma área exclusiva para promover o bem-estar animal e integrá-lo aos processos de decisão corporativa. Essa área é composta por uma equipe multidisciplinar de zootecnistas, médicos veterinários e outros profissionais especializados. Em 2019, a área foi incorporada à Diretoria de Sustentabilidade, com a expansão do corpo técnico e a reestruturação da estrutura corporativa.
Sustentabilidade Integrada e Reconhecimento Internacional
O bem-estar animal é um dos pilares da robusta plataforma de sustentabilidade da Marfrig, que também abrange a gestão da cadeia de suprimentos, mudanças climáticas, recursos naturais, economia circular e gestão de resíduos, além da responsabilidade social. A empresa tem alcançado avanços significativos em sua cadeia de valor e se destacado no setor de carne bovina em rankings internacionais de ESG, como o Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW) e o Coller FAIRR Protein Producer Index.
Fonte: portaldoagronegocio