Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Manejo e manutenção de pastagem é tema em Dia de Campo do Integra Zebu em Canápolis (MG) no próximo dia 16

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma das realizadoras do Dia de Campo do programa Integra Zebu em Canápolis (MG) no dia 16 de fevereiro, juntamente com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Emater-MG, a Embrapa Cerrados terá como palestrante a pesquisadora Giovana Maciel, que apresentará o tema “Manejo e manutenção da pastagem”. O evento é aberto ao público e será realizado na Fazenda Capão Grande, a partir das 12h30.

Desenvolvido pela ABCZ em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa, a Epamig, Emater-MG e outras entidades públicas e privadas, o Integra Zebu tem como objetivo incentivar a recuperação de pastagens degradadas em todo o Brasil por meio da adoção dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Iniciado em 2020, o programa já foi implantado em mais de 60 propriedades de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

Giovana Maciel explica que, como muitos dos produtores atendidos pelo programa são de pequeno porte, a pastagem é reformada ou renovada geralmente com o plantio do milho para silagem em consórcio com o capim, obtendo-se o pasto formado após a colheita do milho. 

“Após a reforma ou renovação do pasto, é necessária a manutenção para que ele não entre novamente em processo de degradação. No Dia de Campo, vamos falar sobre as boas práticas agrícolas, como manejar o pasto por altura, a reposição de nutrientes do solo para que o capim tenha vigor de rebrota e continue produtivo por mais tempo”, diz a pesquisadora. “Se essa manutenção for feita inadequadamente, o pasto novo pode ficar degradado em um ano. Temos visto isso acontecer com frequência”, observa.

O Dia de Campo também contará com o relato do produtor Thiago Tosta, a apresentação dos extensionistas da Emater-MG Vicente Barbosa e Guilhermina Severino (Histórico da produção leiteira em Canápolis e da Unidade Demonstrativa); e da rodada de perguntas e respostas sobre ILP e reforma de pasto com Fernando Franco, gerente regional da Epamig Oeste.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.