O resultado reflete, especialmente, o crescimento da carteira de crédito, o aumento das receitas de prestação de serviço e de tarifas bancárias, além de um menor volume de tributos sobre o lucro. A rentabilidade anualizada atingiu 10,1% sobre o patrimônio líquido médio no segundo trimestre de 2022.
CRÉDITO
O Banrisul alcançou, no primeiro semestre de 2022, carteira de crédito no valor de R$ 44,6 bilhões, que representa ampliação de R$ 8 bilhões, equivalente a 21,7% na comparação com junho de 2021. O desempenho é em decorrência, principalmente, pelo crédito consignado para pessoa física, linhas de capital de giro para empresas, comércio exterior, agronegócio e imobiliário.
O crédito comercial pessoa física atingiu R$ 24,7 bilhões em junho de 2022, aumento de 12,9% nos últimos 12 meses. A evolução foi influenciada, especialmente, pelo crescimento das operações de crédito consignado, que alcançaram o montante de R$ 19,7 bilhões em junho de 2022.
As operações de crédito comercial pessoa jurídica, em junho de 2022, apresentaram crescimento de 26,9% em comparação com junho de 2021, atingindo saldo de R$ 7,9 bilhões. O resultado reflete, especialmente, o aumento das linhas de capital de giro, com destaque para o incremento nas linhas em Fundo Garantidor para Investimento — FGI.
AGRONEGÓCIO
Alinhado à vocação mais fundamental da economia gaúcha e tendo o papel relevante no financiamento aos produtores rurais, o Banrisul segue apoiando o agronegócio do Rio Grande do Sul, uma de suas prioridades, e mantendo o foco no crescimento da carteira com pequenos e médios produtores por meio de recursos próprios, captações no mercado e repasses de linhas do BNDES.
Em 2021, o Banrisul abriu os primeiros Espaços Agro Banrisul, customizados e especializados no setor, para alcançar um número cada vez maior de pequenos e médios produtores em Santo Ângelo, Cruz Alta e Passo Fundo e, no segundo semestre de 2022, irá inaugurar novos espaços em Bagé, Sant’Ana do Livramento, Ijuí e Carazinho; já na nova estrutura que contempla atendimento personalizado, apoio técnico e orientação financeira para a atividade produtiva, oferecida por profissionais especialistas do setor.
No Plano Safra 2022/2023, o Banrisul tem como objetivo disponibilizar R$ 7,0 bilhões em crédito rural, expansão de 35% sobre o Plano Safra anterior. Em junho de 2022, a carteira de crédito rural atingiu R$ 5,4 bilhões, crescimento de 61,3% sobre o mesmo período no ano anterior.
CAPTAÇÃO
Os recursos captados, constituídos por depósitos, recursos em letras e dívida subordinada, alcançaram R$ 68,0 bilhões em junho de 2022, ampliação de 3,6% nos últimos doze meses. Destaca-se a Letra de Crédito do Agronegócio, com R$ 720 milhões em estoque, crescimento de 142,4% no semestre, importante fonte de recursos para fomentar a demanda por crédito rural.
DEMAIS NEGÓCIOS
A Banrisul Pagamentos (nova razão social da Banrisul Cartões), responsável pela Rede de Aquirência Vero, encerrou o semestre contando com 134,8 mil estabelecimentos credenciados ativos e 5.867 convênios ativos, além de um lucro líquido de R$ 180,9 milhões, com elevação de 47,6% em relação ao ano anterior. Destacam-se, também, a Banrisul Seguridade, com R$ 69,1 milhões de lucro líquido e R$ 1,2 bilhão em prêmios de seguros, contribuições de previdência e títulos de capitalização; além da Banrisul Consórcios, com R$ 6,0 bilhões em Cartas de Crédito e lucro líquido de R$ 28,7 milhões.
CANAIS DIGITAIS
No primeiro semestre de 2022, a participação dos canais digitais cresceu 3,7 p.p., alcançando 81,2% no total de operações, incluindo Pix, realizadas pelos canais disponíveis: digitais, ATMs, correspondentes, caixas e Banrifone; ante 77,5% no mesmo período de 2021.
Os canais de Internet e Mobile Banking tiveram, no primeiro semestre de 2022, 261,3 milhões de acessos, 27,0% superior ao mesmo período de 2021, uma média de 1,5 milhão de acessos diários.
INVESTIMENTOS TECNOLÓGICOS E INOVAÇÃO
No primeiro semestre de 2022, o Banrisul, alinhado com seu compromisso de estar em constante transformação, investiu R$ 115,8 milhões em melhorias na experiência do usuário, inovação, segurança da informação e modernização tecnológica.
SUSTENTABILIDADE
No primeiro semestre de 2022, o Banrisul seguiu investindo em mecanismos robustos de governança, principalmente através do Comitê de Sustentabilidade executivo e do recém-criado Comitê de Responsabilidade Social, Ambiental e Climático vinculado ao Conselho de Administração. A Agenda Estratégica de Sustentabilidade está em construção e terá o intuito de orientar as ações para os próximos anos, dentre elas, o projeto de mitigação de gases de efeito estufa ligado às emissões diretas e projetos ligados a produtos e serviços de crédito com viés de sustentabilidade.
NOVA MARCA
O Banrisul apresentou, no dia 23 de maio, seu processo de rebranding, que inclui novo posicionamento, nova marca e o conceito Nossa conexão transforma.
Para além das mudanças de imagem, o rebranding reflete as transformações que já estão acontecendo no Banrisul. A nova marca se alinha com essas entregas e fortalece a conexão com seus clientes e parceiros. De olho no futuro, o Banrisul vem reforçando ao longo do tempo áreas estratégicas para o seu negócio: inovação, pessoas, sustentabilidade e agronegócio.
A instituição tem mais de quatro milhões de clientes e 496 agências, estando entre os maiores bancos do Brasil.