O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) registrou alta de 5,5% em outubro de 2024, impulsionado pelo avanço dos preços em todos os grupos de produtos. O IPPA-Grãos subiu 1,9%, o IPPA-Pecuária teve um aumento expressivo de 10,7%, o IPPA-Hortifrutícolas avançou 10,4% e o IPPA-Cana-Café registrou alta de 0,5%.
Em relação aos preços industriais, o IPA-OG-DI Produtos Industriais teve uma alta de 1,5% de setembro para outubro, evidenciando que os preços agropecuários se mantiveram em ascensão frente aos industriais da economia brasileira.
No cenário internacional, o índice de preços do FMI, quando convertido para Reais, subiu 1,4%, seguindo a valorização da taxa de câmbio oficial divulgada pelo Banco Central. Esse movimento indica estabilidade nos preços globais dos alimentos.
Apesar do avanço mensal, o IPPA/CEPEA acumula queda de 2,5% no ano. Entre os grupos de alimentos, os preços de Grãos e Pecuária apresentaram retrações de 8,3% e 2,7%, respectivamente, enquanto Hortifrutícolas e Cana-Café tiveram aumentos de 34,6% e 7%. No mesmo período, o IPA-OG-DI Produtos Industriais se manteve estável, enquanto os preços internacionais dos alimentos, convertidos para Reais, tiveram alta de 6,1%.
Embora os preços domésticos e internacionais mostrem movimentos distintos, é importante notar que, a longo prazo, há uma tendência de convergência entre os preços agropecuários e industriais, após um período de aceleração nos preços internos nos últimos anos.
Fonte: portaldoagronegocio