Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Intensificação sustentável da agricultura e pecuária gera oportunidade aos produtores

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Intensificação sustentável da agricultura e pecuária gera oportunidade aos produtores

Segundo estimativas da Associação Rede ILPF, a área ocupada com os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) no Brasil corresponde a 17,4 milhões de hectares (safra 2020/21). O propósito da entidade, que existe desde 2012, é de ampliar essa área para 35 milhões de hectares até 2030, favorecendo, assim, o compromisso assumido na COP 26 e pelo Programa ABC+ do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Esse é o motivo principal para a realização do 5º Encontro sobre ILPF, que acontece no próximo dia 15 de outubro, em Bom Jesus/PI, no Gurguéia Palace Hotel, a partir das 8h. O evento está com inscrições abertas no site bit.ly/5encontroilpf, é gratuito e recomendado para o público agro, como pecuaristas, agricultores, pesquisadores, engenheiros agrônomos e ambientais, zootecnistas, técnicos em agronegócio e demais profissionais.

Segundo Andrea Franco, coordenadora de marketing da Sementes Oeste Paulista – Soesp, empresa associada à Rede ILPF, o evento irá apresentar dados atualizados e informações importantes sobre gestão de propriedades que fazem ILPF. “O público também pode esperar dicas valiosas para produzir mais, através de planejamento e manejo corretos, sem necessidade de abertura de novas áreas, que é uma das propostas do sistema”, destaca.

ILPF no Piauí

Um dos temas que serão abordados no 5º Encontro é a ‘ILPF no Piauí: estado da arte, resultados e perspectivas’, conduzido pelo pesquisador Marcos Lopes Teixeira Neto, da Embrapa Meio-Norte. Segundo estudo publicado por Polidoro et al. (2020) e encomendado pela Rede ILPF, o estado tinha, até a safra 2020/21, o total de 112.661 hectares com o sistema ILPF, em uma área de 5,6 mi/ha sob uso agropecuário.

O Piauí se beneficia desse sistema, principalmente nas regiões de Cerrado, onde se concentram os polos de produção de grãos. O Estado tem cerca de um milhão de ha de área plantada, onde são produzidos quatro milhões de toneladas de grãos. A Integração Lavoura-Pecuária ou Agropastoril é a mais utilizada, que consiste em um plano de exploração que integra os componentes agrícola e pecuário em um mesmo ano agrícola ou por múltiplos anos. Rotação de culturas e forrageiras entram nessa dinâmica, cujo objetivo é produzir grãos na safra e safrinha, formar pasto para a atividade pecuária na entressafra e ter palhada para plantio direto.

A Embrapa Meio-Norte realiza o trabalho de pesquisa, validação e transferência de tecnologias em sistemas de ILPF nesta região do País. A instituição destaca, em material sobre a estratégia de produção para quatro safras ao ano só com chuvas, que a adoção do sistema de manejo nas próximas décadas trará muitos impactos à economia do Meio-Norte do Brasil. Isso porque, pode incrementar a produção de alimentos, reduzir a pressão por desmatamento, mitigar efeitos climáticos prejudiciais, devido especialmente a veranicos, e propiciar a geração de emprego e renda.

Além disso, o incremento dessa estratégia de produção em todos os estados em que a Rede ILPF atua, está de acordo com a ratificação do Acordo de Paris sobre Mudança do Clima pelo governo brasileiro, em 2016. Este, adicionou à meta do Plano ABC o incremento de mais 5 milhões de hectares com sistema ILPF, totalizando nove milhões de hectares até 2030. “Essa é a nossa preocupação, com os compromissos assumidos na COP 26 e pelo Programa ABC+ do Mapa, assim, o evento chega a sua 5ª edição e esperamos contribuir com mais conhecimento sobre essa prática sustentável e comprovada que está transformando o perfil de propriedades em todo o Brasil”, completa a profissional da Soesp.

Mais palestras

No cronograma do 5º Encontro sobre ILPF também haverá a palestra ‘Benefícios da presença de forrageiras em sistemas integrados: ciclagem de nutrientes, matéria orgânica do solo e impacto na soja’, com o também pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Henrique Antunes de Souza. E para dar o testemunho sobre a adoção da ILPF, estará presente o produtor Zaire Adão Maggioni, proprietário da Fazenda São Marcos. ´

O evento ainda terá espaço para perguntas e respostas, com interação dos palestrantes com o público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em bit.ly/5encontroilpf ou https://materiais.sementesoesp.com.br/5-encontro-sobre-ilpf.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.