Quando ouvimos algo sobre a transmissão de dados, logo pensamos em torres enormes, transmissão por satélite/GPRS que nos limita pelo custo e, assim, diminuem as possibilidades de transmitir as informações direto da operação para os centros de controles (COI/COA). Junto a isso, há também o desinteresse dos grupos para atender o produtor único numa área remota. Porém, é preciso que as empresas acompanhem a evolução tecnológica para disponibilizar as melhores soluções aos seus clientes de forma ágil, segura e descomplicada, que seja rentável.
Focadas na gestão de dados, com o objetivo de facilitar as tomadas de decisões nas operações, organizando em uma única base todas as informações geradas no campo, algumas empresas têm se dedicado à junção de tecnologias que se complementam. Além de crescerem juntas, as estratégias ajudam os produtores a terem acesso às melhores inovações tecnológicas do mercado e ainda um eficiente suporte técnico.
Esse tem sido o foco da GAtec, que realiza consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão agroindustrial. A empresa, que tem crescido acima dos dois dígitos nos últimos anos, conta com a implementação de suas soluções integradas junto às soluções de companhias parceiras, complementando tecnologias para disponibilizar ao mercado projetos personalizados, de acordo com a necessidade de cada cliente. “Um dos nossos diferenciais é que trabalhamos como uma empresa integradora tanto com os softwares parceiros, como com os próprios. Buscamos parceiros no mercado que consigam atender com qualidade os nossos clientes”, diz o analista de sistemas Sandro Morete, CTO IT Multi&Cana da GAtec.
Entre as soluções disponibilizadas à classe produtora está o Mapfy GeoSystem. A ferramenta é uma aplicação web de gestão de mapas rurais e é uma tecnologia exclusiva da GAtec. Simples, intuitivo e objetivo, o sistema permite uma nova experiência em visualização e controle georreferenciado da lavoura. Com o sistema, o produtor consegue analisar e visualizar de forma rápida e integrada em mapas, por meio de consultas dinâmicas, para tomar decisões mais precisas, como também gerar atividades de análise de áreas.
A ferramenta possibilita ainda, por exemplo, estimar o estoque em campo. “No caso do cultivo de algodão, as máquinas depositam a produção em um ponto georreferenciado com os dados da produção e peso estimado. Nessa posição de estoque, o nosso cliente pode obter via mapa com o Mapfy uma espécie de hub de informações do campo”, diz Morete.
Para tornar ainda mais certeira as ações no campo, a empresa desenvolveu o SimpleViewer. Trata-se de uma solução acessada via web ou dispositivos móveis que permite transformar qualquer base de dados estruturada – inclusive, dos principais ERPs do mercado, como SAP®, Sankhya®, TOTVS®, Oracle® e Sênior®, entre outras – em representações significativas para o seu negócio. Tudo isso na forma de relatórios, gráficos, listas, tabelas dinâmicas e ferramentas interativas. É como se a empresa ganhasse vida, falasse, mostrasse, interagisse, indicasse. E tudo isso num painel digital simples, rápido e intuitivo.
Entre os diferenciais da ferramenta está a possibilidade de criar uma rede social interna e segmentada. Os usuários podem montar grupos de interesse (como recursos humanos, contabilidade, operacional, assuntos gerais) e compartilhar entre si informações em textos, gráficos, tabelas, formulários de sistemas e listas.
Cada usuário pode criar de maneira muito simples seus painéis com gráficos, tabelas, mapas (para usuários do Mapfy GeoSystem), websites e displays, entre outras ferramentas. É uma maneira simples e rápida de ter acesso às informações. “O SimpleViewer é para quem sente a necessidade de ver com ‘outros olhos’ sua gestão e que precisa de suas informações estratégicas com agilidade, segurança e praticidade. Procuramos atender toda necessidade do cliente na solução completa, de coleta, transmissão e apresentação das informações por meio da plataforma”, reforça o especialista.
Gestão de dados
Durante a operação no campo, o produtor precisa estar atento tanto ao desempenho da máquina, quanto ao andamento da safra, sendo necessário monitorar as duas coisas ao mesmo tempo. É aí que entra a importância da parceria com empresas especialistas em cada área. Entre as companhias que a GAtec possui trabalho colaborativo está a Agrothings. Por meio da rede Lora, é possível monitorar os pivôs de irrigação no campo. Caso haja algum problema com o equipamento, como paradas inesperadas ou algum tipo de pane, é enviado um alerta imediato, evitando assim o comprometimento da irrigação.
No caso de aplicações de herbicida, por exemplo, com a tecnologia da Metos, outra empresa parceira, é possível cruzar dados do momento exato da aplicação com as condições climáticas que podem mudar. Assim, faz com que a aplicação do insumo seja mais efetiva e menos custosa para o produtor.
Para ter o controle da produtividade e fluxo das operações agrícolas, gerando informações para sistemas agrícolas e de custos, a indicação do parceiro é a Axiagro. Com essa solução é possível saber as horas/máquina de operação, por meio de equipamentos embarcados conectados ao sistema GAtec. “Temos como parceiros também a Ionics, para controle do combustível e rotas de abastecimento, a MRI, especialista em automatização na coleta de análises de laboratórios e também é importante citar a Zella. Esta, por sua vez, disponibiliza ferramentas para automação de processos de matéria-prima”, acrescenta Morete. “Nós da GAtec entendemos qual é a necessidade do cliente e ajustamos os parceiros de acordo com o que precisam, agindo como uma verdadeira integradora”, complementa o profissional.
Fonte: portaldoagronegocio