No dia 14 de julho, foram abertas as inscrições para mais uma turma do curso on-line “Práticas de biosseguridade na bovinocultura leiteira”. Com carga horária de 20h, a capacitação estará disponível para realização na vitrine de capacitações on-line da Embrapa, o e-Campo, no período entre 16 de agosto e 16 de outubro. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto, na página do curso, ao valor de 80 reais.
Dividido em sete módulos, o curso busca capacitar os participantes na identificação de fatores de risco no sistema de produção e para a adoção das medidas necessárias para garantir a saúde animal e a integridade e qualidade do leite e derivados, promovendo a Saúde Única – conceito que leva em consideração o equilíbrio entre saúde humana, animal e ambiental.
A capacitação conta com tutoria, porém é assíncrona, ou seja, o aluno acompanha os conteúdos conforme a sua disponibilidade de tempo. O curso é destinado a agentes de assistência técnica e extensão rural (ATER), produtores e demais atores que atuam na cadeia produtiva do leite do Brasil.
Neste ano, uma segunda turma ainda será oferecida a partir de outubro. As inscrições estarão abertas no período entre 2 e 31 de outubro, para realização de 1º de novembro a 11 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas com a pesquisadora Ligia Pegoraro pelo telefone (53) 3275-8484 ou pelo e-mail ligia.pegoraro@embrapa.br.
Sobre biosseguridade
O conceito de biosseguridade diz respeito às medidas para se evitar a contaminação e disseminação de vírus, bactérias, fungos e parasitas, de maneira a garantir a saúde dos rebanhos e, consequentemente, dos humanos. Na cadeira leiteira, essas práticas também garantem a qualidade do leite e derivados, promovendo a sustentabilidade do setor como um todo.
Fonte: portaldoagronegocio