Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Índia projeta produção recorde de açúcar em 2025: impulso nas exportações

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Índia está prestes a atingir uma produção recorde de açúcar no próximo ano comercial, que se inicia em outubro, após milhões de agricultores expandirem o cultivo de cana-de-açúcar, incentivados por boas colheitas e pela queda nos preços de outras safras. A recuperação na produção pode possibilitar que o segundo maior produtor mundial de açúcar retome suas exportações em 2025/26, após dois anos de restrições causadas pela falta de chuva e pela redução da produtividade da cana.

A perspectiva de aumento na produção indiana deve afetar os preços globais, oferecendo maior oferta de açúcar no mercado internacional, em um momento em que o Brasil, o maior produtor mundial, enfrenta dificuldades devido à seca.

De acordo com Amar Chavan, agricultor da região de Solapur, no estado de Maharashtra, as boas chuvas deste ano proporcionaram melhores condições para o cultivo. “No ano passado, não conseguimos plantar cana devido à falta de água para irrigação. Este ano, temos bastante água, graças à boa precipitação”, disse. Os reservatórios da região, que dependem da barragem de Ujjani, estão com 100% da capacidade, uma grande melhoria em comparação aos 25% registrados em dezembro de 2023.

Dados governamentais indicam que os reservatórios de Maharashtra e Karnataka, que juntos abastecem quase metade da produção de açúcar da Índia, contêm volumes de água bem superiores aos níveis de 2023. As chuvas de monção, essenciais para a cana-de-açúcar, também foram favoráveis, com as regiões de cultivo recebendo até 39% mais chuva do que a média histórica.

Prakash Naiknavare, diretor da National Federation of Cooperative Sugar Factories, afirmou que o plantio está acelerado. “Os fazendeiros estão plantando cana-de-açúcar a todo vapor, o que prepara o terreno para uma colheita recorde de açúcar na próxima temporada”, destacou.

Embora a produção de açúcar da Índia deva cair para 28 milhões de toneladas na atual temporada (abaixo dos 31,9 milhões de toneladas do ano anterior), a previsão é de que a produção se recupere em 2025. Este volume será inferior ao consumo local, estimado em 29,6 milhões de toneladas, segundo a federação.

A oferta de água não é o único fator que impulsiona os agricultores a ampliar o cultivo de cana. Muitos migraram para a cana após terem prejuízos com culturas como soja e algodão. BB Thombare, diretor da usina Natural Sugar & Allied Industries, relatou que os agricultores, que enfrentaram perdas com outras safras, buscam agora um cultivo que ofereça retornos mais estáveis.

O aumento na produção de cana permitirá que a Índia exporte entre 3 a 5 milhões de toneladas de açúcar na próxima temporada, caso as condições climáticas permaneçam favoráveis e não ocorram grandes infestações de pragas. A Índia, que foi o segundo maior exportador de açúcar nos cinco anos até 2022/23, possui mercados de exportação em países como Indonésia, Bangladesh e Emirados Árabes Unidos. Durante esse período, o país exportou, em média, 6,8 milhões de toneladas anuais.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.