As obras de construção de um novo terminal ferroviário de cargas em Dom Aquino, região sudeste de Mato Grosso, começaram em outubro, promovendo otimismo na comunidade local e nos municípios vizinhos, como Primavera do Leste. A instalação faz parte do projeto de expansão da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, coordenado pela empresa Rumo, e é totalmente financiada com recursos privados. A ferrovia terá uma extensão de mais de 700 km, conectando Rondonópolis, Cuiabá e Lucas do Rio Verde, no médio-norte do estado.
Localizado próximo à BR-070, o novo terminal ocupa uma área de 2 milhões de metros quadrados e está estrategicamente posicionado na divisa entre Dom Aquino e Primavera do Leste. A expectativa é que essa obra promova o crescimento econômico das cidades da região, beneficiando especialmente o setor agrícola com a redução de custos logísticos e melhorias na segurança das rodovias, ao desviar o transporte de carga pesada dos caminhões para os trilhos.
Com capacidade para escoar até 10 milhões de toneladas de grãos ao ano, incluindo soja e milho, o terminal tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026. O projeto permitirá uma conexão direta com a malha ferroviária nacional, facilitando o envio dos produtos mato-grossenses ao Porto de Santos e promovendo o acesso de insumos de outras regiões do país. “Além da economia para os produtores locais, haverá uma melhoria na eficiência da cadeia logística nacional e na competitividade do setor,” afirma Walter Mancuso, gerente executivo de implantação de terminais da Rumo.
A execução da obra está a cargo da Egelte Engenharia Ltda., que será responsável desde o planejamento até a construção, e deve gerar mais de mil empregos diretos e indiretos. Para isso, a construção movimentará mais de 700 mil metros cúbicos de terra, 17 mil metros cúbicos de concreto e 2.500 toneladas de aço.
Impactos Econômicos e Sociais na Região
A construção deste terminal representa uma grande conquista para a população do sudeste mato-grossense, onde o setor produtivo local já trabalha para se preparar para as mudanças esperadas. Segundo Joselino Soares Godoi, presidente da Associação Comercial de Primavera do Leste (Aciple), o terminal ferroviário contribuirá para o fortalecimento da infraestrutura regional. “Estamos promovendo a ampliação da rede hoteleira, do SUS, e incentivando a construção de casas populares e a capacitação de mão de obra. Esse terminal vai atrair novas empresas, além de reduzir o custo do frete e aprimorar a logística,” comenta Godoi. Com uma economia agropecuária sólida e população de 93 mil habitantes, o município figura como a quinta maior economia de Mato Grosso e busca atrair agroindústrias que possam diversificar ainda mais suas atividades econômicas.
Em Dom Aquino, cidade anfitriã do terminal e localizada a cerca de 170 km de Cuiabá, as lideranças locais também estão mobilizadas. Wildon Cardoso, presidente do sindicato rural, destaca que o município, com população de 8 mil habitantes e economia baseada na agricultura, ainda carece de estrutura para suportar o aumento populacional esperado. “Não temos grande oferta de moradia e mão de obra, mas, em parceria com a prefeitura e outras entidades, estamos investindo em qualificação e expansão habitacional,” ressalta Cardoso.
O novo terminal deve impactar positivamente cidades vizinhas, como Jaciara e São Pedro da Cipa, aquecendo a economia regional com novas oportunidades de emprego e aumento na arrecadação de impostos. “Esta obra vai transformar a economia da nossa região, melhorando a qualidade de vida da população e consolidando Dom Aquino como um polo de desenvolvimento,” afirma Cardoso.
Com sua trajetória marcada pela agricultura e pecuária, Dom Aquino ganha novo destaque como sede do terminal ferroviário da Rumo, que promete impulsionar a economia local a partir de 2026.
fonte: portaldoagronegocio