Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Illycaffè revela os finalistas do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável 2022

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A edição de 2024 do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso revelou seus 40 finalistas, após uma rigorosa seleção realizada pela Comissão Julgadora da Experimental Agrícola do Brasil Ltda/illycaffè. Entre os selecionados, destacam-se seis produtores da região das Matas de Minas, que foram escolhidos a partir de 622 amostras inscritas. Essas amostras foram avaliadas sem qualquer identificação de sua origem ou do nome do produtor, com o objetivo de garantir imparcialidade na seleção.

De acordo com Dr. Aldir Teixeira, CEO da Experimental e presidente da comissão julgadora do prêmio desde sua criação, a quantidade de amostras inscritas foi expressiva, com destaque para a presença de grãos miúdos, mas de alta qualidade. “Neste ano, selecionamos também excelentes cafés naturais”, comentou Dr. Aldir.

O prêmio, realizado anualmente em nível nacional, mais uma vez evidenciou a força do Estado de Minas Gerais, com produtores das regiões do Cerrado, Chapada, Matas de Minas e Sul de Minas figurando entre os finalistas. Para Dr. Aldir, a responsabilidade da comissão aumenta a cada edição, pois suas escolhas têm o poder de contribuir para o reconhecimento do melhor café de qualidade sustentável do mundo. Nos dois últimos anos, o Brasil conquistou o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, sendo o grande vencedor em 2024 a Fazenda Serra do Boné, localizada em Araponga, nas Matas de Minas, de propriedade dos irmãos Matheus e Nathan Lopes Sanglard.

Em 2023, o prêmio máximo foi para a Fazenda São Mateus Agropecuária, em Varjão de Minas, no Cerrado Mineiro, que se destacou ao competir com produtores de diversos países, incluindo Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.

Dr. Aldir também destacou que a cada edição do prêmio, as exigências para a seleção aumentam, principalmente no que se refere à sustentabilidade. “Os cafeicultores estão investindo cada vez mais em práticas agrícolas sustentáveis e na agricultura regenerativa, o que eleva a qualidade dos cafés produzidos”, afirmou.

Em maio de 2025, os três primeiros colocados nacionais serão anunciados, além dos vencedores regionais e do Classificador do Ano. Os premiados receberão prêmios em dinheiro, diplomas e uma viagem ao exterior para participar do 10º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy.

As amostras inscritas foram avaliadas de acordo com critérios rigorosos, como cor, aspecto, secagem, tipo, peneiras, teor de umidade, torração e qualidade da bebida, que foi submetida a degustação para espresso. Além disso, todas as amostras foram analisadas quimicamente, garantindo que estivessem dentro dos limites permitidos de resíduos de agroquímicos, conforme os padrões globais aceitos pela illycaffè.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.