O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda nesta sexta-feira (19), acompanhando o clima negativo nos mercados externos.
Às 10h06, o Ibovespa recuava 0,96%, a 112.714 pontos.
Na quinta-feira, a bolsa fechou em alta de 0,09%, a 113.813 pontos. Com o resultado, o Ibovespa passou a acumular avanço de 0,93% na semana e de 10,32% no mês. No ano, a alta é de 8,58%.
O que está mexendo com os mercados?
No radar dos investidores está, novamente, a taxa de juros dos Estados Unidos, após responsáveis do BC local terem dito que será preciso continuar a aumentá-la para controlar a inflação, enquanto delibera quão rápido e quão alto eles devem subir.
“Até o Fed parece ter dificuldade em dar sentido aos dados, uma vez que os decisores de política estão a ter dúvidas sobre o ritmo de subida das taxas”, disse o analista de investimentos da XM, Raffi Boyadjian, à Reuters.
Participantes do mercado tendem a reforçar a busca por dólares quando o banco central dos EUA oferece sinalizações mais duras sobre seu combate à inflação, e, no sentido oposto, costumam migrar para ativos mais arriscados após comunicações mais brandas.