Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Guarapuava: a Capital Nacional da Cevada e do Malte

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Setembro trouxe uma significativa conquista para , município situado na região Centro-Sul do Paraná: a assinatura e publicação da Lei nº 14.956 no Diário Oficial da União conferiu à cidade o título de Capital Nacional da Cevada e do Malte. Esta distinção, que já havia sido concedida no âmbito estadual, agora eleva a cidade a um status nacional. A iniciativa partiu do Executivo Municipal e contou com o apoio do Marcos Brasil e do senador Sérgio Moro.

Papel da Cooperativa Agrária na Conquista

A Cooperativa Agrária desempenhou um papel crucial na obtenção deste reconhecimento. Na década de 1970, seus cooperados iniciaram o cultivo de cevada no distrito de Entre Rios, enxergando na cultura uma alternativa promissora para rotação de culturas e um potencial significativo de produtividade e rentabilidade.

Nos anos 1980, a Agrária, em com a cervejaria Antártica, a primeira maltaria do estado do Paraná. Em 1986, a cooperativa assumiu o controle total da indústria, que se transformou na maior maltaria comercial da América Latina. Atualmente, a Agrária Malte possui uma capacidade produtiva de 360 mil toneladas por ano e é responsável por cerca de 30% do malte consumido pelas cervejarias brasileiras. Esse crescimento impulsionou a expansão do cultivo de cevada para além da região Centro-Sul do Paraná, fazendo com que o estado se tornasse líder nacional na produção do grão.

Pesquisa e Expansão Regional

A Cooperativa Agrária também investe em projetos de pesquisa em e genética de grãos, por meio da Fapa – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária. Esses projetos estão difundindo o cultivo de cevada para novas regiões paranaenses, como os Campos Gerais, onde foi inaugurada, em junho, uma nova indústria de produção de malte. A Maltaria Campos Gerais é resultado da colaboração entre a Agrária e as cooperativas Bom Jesus, Capal, Castrolanda, Coopagrícola e Frísia.

Importância do Reconhecimento

Adam Stemmer, diretor-presidente da Agrária, salienta que o título de Capital Nacional do Malte e da Cevada concedido a Guarapuava destaca a relevância da cooperativa para a economia local e reforça seu objetivo de ser referência na produção agroindustrial e na gestão cooperativista. “A trajetória da Agrária na pesquisa e produção de cevada, bem como na produção de malte, faz com que Guarapuava seja merecedora desse título. Sentimo-nos honrados por contribuir para esse reconhecimento”, afirma Stemmer.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.