Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Governo mantém tarifa de importação de pneus de caminhão e evita greve dos caminhoneiros: entenda a decisão

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em meio a preocupações com uma possível greve de caminhoneiros e o impacto sobre a inflação, a Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão vinculado ao Ministério da Indústria e Comércio, decidiu nesta quarta-feira manter a taxa de importação de pneus de caminhão em 16%. Para os pneus de automóveis, no entanto, houve um reajuste de 16% para 25%, válido por 12 meses. A medida ficou aquém do solicitado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que pleiteava um aumento de até 35% por um período de 24 meses.

A ANIP, que representa os fabricantes nacionais de pneus, argumentou que o crescimento das importações nos últimos anos tem gerado ao setor e que o aumento da tarifa seria essencial para equilibrar a competitividade. Contudo, durante uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, Everaldo Bastos, representante da Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas de São Paulo (Fetrabens), alertou para a possibilidade de uma paralisação da categoria caso houvesse um aumento significativo no custo dos pneus.

“A única razão pela qual os caminhoneiros conseguem comprar pneus novos é a concorrência com os importados, que reduziu os preços. Elevar esse custo seria um convite para uma greve. Nossos associados já estão pressionando para que não haja aumento no preço dos pneus”, afirmou Bastos.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também manifestou oposição ao aumento da tarifa, ressaltando os já elevados custos do setor e o risco de sucateamento da frota de caminhões. Além disso, a preocupação com a inflação foi determinante na decisão do governo. Um estudo encomendado pela Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) apontou que a elevação da tarifa de importação solicitada pela ANIP poderia provocar um aumento de até 0,25% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), afetando a meta inflacionária de 3% estabelecida pelo governo.

A dos economistas indica que a elevação dos custos no setor de transporte rodoviário, que movimenta cerca de 75% dos produtos no Brasil, poderia resultar em um aumento de até 6% nos custos logísticos, com reflexos diretos no preço do frete e, consequentemente, na inflação.

A decisão da Camex, que foi considerada uma vitória para o setor de importados, agora será submetida ao Mercosul para validação. As novas tarifas entrarão em vigor em 15 dias.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.