O ministro da Indústria da Itália, Adolfo Urso, convocou na quinta-feira uma reunião de crise sobre os preços das massas, o alimento básico favorito do país, depois que eles aumentaram mais que o dobro da taxa de inflação nacional. O ministério de Urso disse que o custo do espaguete e outros produtos à base de massa aumentou 17,5% em março em relação ao ano anterior, apesar da queda nos preços do trigo. Nesse mês, os preços ao consumidor harmonizados da UE (IHPC) italianos aumentaram globalmente 8,1%.
As negociações de crise serão presididas por um órgão fiscalizador da inflação nomeado pelo governo em 11 de maio e marcarão a primeira reunião de um novo comitê criado para monitorar movimentos incomuns de preços, disse o ministério. Dele participarão autoridades competentes e associações comerciais e de consumidores, acrescentou.
A inflação italiana aumentou ainda mais em abril, para 8,8% em relação ao ano anterior, impulsionada por um novo aumento nos preços da energia, informou a agência nacional de estatísticas ISTAT na terça-feira. A inflação ‘core’, líquida de alimentos in natura e energia, ficou estável em 6,8% ano a ano.
Fonte: portaldoagronegocio