A Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) divulgou, em comunicado, que aumentará o rigor da fiscalização das frutas, verduras e legumes que entrarem no entreposto a partir do dia 02 de janeiro de 2023, a fim de verificar se estão seguindo a rotulagem completa definida pela legislação vigente (RDC nº 727, IN nº2 e demais que tratam do tema).
As informações que deverão constar no rótulo são: identificação do responsável, informações do produto (nome, variedade, classificação, lote e, para alguns produtos, data de embalagem), quantidade e país de origem. Será proibida a entrada de frutas, verduras e legumes que não estejam adequados à exigência.
É importante lembrar que esta legislação não é nova. A Revista Hortifruti Brasil abordou o tema em duas edições (setembro de 2019 e agosto de 2022), mas como constatado na pesquisa mais recente, muitos produtores ainda desconhecem, enquanto outros até conhecem, mas ainda não se adequaram. O fato de a Ceagesp ser um dos maiores entrepostos de comercialização do Brasil deverá gerar uma maior movimentação para adequação às normas vigentes.
- Para ler o comunicado completo, clique aqui.
Fonte: portaldoagronegocio