A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou os dez finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal Cerveja, selecionados após uma rigorosa etapa de júri técnico que avaliou mais de 150 amostras. A lista dos classificados está disponível no site da CNA Brasil.
Os finalistas, provenientes do Distrito Federal, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, serão submetidos ao júri popular no dia 25 de outubro, em Brasília (DF). O concurso visa valorizar os pequenos e médios produtores do setor cervejeiro nacional, promovendo a profissionalização da atividade e a agregação de valor ao produto.
Serão premiadas cinco cervejas nas categorias Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação). Cada produtor pode inscrever até dois rótulos, um em cada categoria, sendo que a premiação é destinada a quem possui uma produção anual total de até cinco milhões de litros.
Fernanda Regina Silva, assessora técnica da CNA e organizadora do concurso, destacou a excelência dos produtos selecionados. “Durante dois dias, reunimos dez especialistas altamente qualificados do setor cervejeiro, que utilizaram critérios técnicos internacionais para analisar as mais de 150 amostras inscritas, resultando na escolha das dez melhores. Todos os inscritos receberão uma análise técnica das amostras avaliadas”, afirmou.
As cervejas selecionadas seguirão para a avaliação do público no dia 25 de outubro, no espaço gastronômico Mané Mercado, em Brasília (DF). A degustação terá início às 18h, e os produtos não serão identificados, permitindo que os consumidores façam uma avaliação sensorial através de um tablet disponibilizado pela CNA.
Fernanda enfatizou que esse é um diferencial importante do concurso: “Além da avaliação técnica, compreendemos que o objetivo de todo produto é conquistar o mercado e atingir o consumidor final. Ao levar os produtos para um júri popular, estamos promovendo as cervejas artesanais e tradicionais e ampliando o mercado para essas marcas”, explicou.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é promovido pela CNA em colaboração com o Sebrae, a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e o Papo de Sommeliere. Esta iniciativa faz parte do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, cujo foco é valorizar os pequenos e médios produtores, priorizando a profissionalização e a valorização dos alimentos que produzem.
Desde sua criação em 2019, o Prêmio CNA Brasil Artesanal já contemplou concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites, vinhos, cafés especiais e mel.
Fonte: portaldoagronegocio