Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Feicorte 2024: Fórum e Simpósios sobre a Conta do Boi Atraem Setor Pecuário em Presidente Prudente

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da , que ocorrerá de 19 a 23 de novembro em Presidente Prudente, , apresentará uma extensa programação de palestras, painéis e debates centrados no tema “conta do boi”, além de leilões, Beef Hour e outras atrações. Após um hiato de dez anos, a feira retorna com a proposta de se tornar um dos eventos pecuários mais relevantes do Brasil e da América Latina.

A programação terá início no dia 19 de novembro, às 9h, com o Fórum Feicorte, que contará com a participação do engenheiro agrônomo e selecionador de Nelore PO da Fazenda Araponga, Shiro Nishimura, que abordará o tema “Sucessão, Legado e Pecuária”. O zootecnista e diretor técnico da Pecuarizze, Marco Gambale, discutirá “O boi que paga a conta”, enquanto o pecuarista e presidente da Associação Nacional da Pecuária de Corte (Assocon), Maurício , apresentará as tendências do setor. A mediação será realizada pela zootecnista e pesquisadora do Instituto de Zootecnia de São Paulo, Renata Branco.

Fórum Irrigação

Às 11h30, terá início o Fórum Irrigação, que contará com a presença do presidente da Rede ILPF e do Conselho de Administração da Fundepag, Francisco Matturro, e do professor de Irrigação e Drenagem da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Fernando Braz Tangerino Hernandes.

Uma Nova Marca do Agro de São Paulo e Fórum Febre Aftosa

Após o almoço, a programação prossegue às 14h com o painel “Uma nova marca do agro de São Paulo”, que contará com a participação da pecuarista Carmen Perez, que discutirá as vantagens de substituir a marca a fogo, e do coordenador da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, Luiz Henrique Barrocelo, que abordará “A identificação por bottom como alternativa à marcação a fogo”.

Na sequência, o Fórum Febre Aftosa contará com uma -redonda mediada pela diretora do Departamento de Trânsito e Análise de Risco da Defesa Agropecuária de São Paulo, Érika Ramos Mello. Participarão do debate o diretor do Departamento de Sanidade Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), Rafael Gonçalves Dias, que compartilhará experiências do estado após o reconhecimento como área livre de febre aftosa sem vacinação; o diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Daniel de Barbosa Ingold, que discutirá investimentos e inovações em Mato Grosso do Sul; e o gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa em São Paulo, Breno Moscheta Welter, que falará sobre a busca do Brasil por reconhecimento internacional como área livre da doença sem vacinação. O painel ainda contará com a apresentação do gerente de Monitoramento Latam da Allflex, Luciano Lobo, sobre sistemas de rastreabilidade adotados em outros países e suas vantagens para o Brasil, além da contribuição do diretor técnico da Defesa Sanitária e Inspeção Animal da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Affonso dos Santos Marco, que abordará o FUNDASA-PEC: Fundo Indenizatório para Pecuária Paulista.

Às 18h, ocorrerá a abertura oficial da Feicorte no Espaço Beef Hour, seguida do Leilão Pecuária Solidária, programado para as 20h.

Fórum Feicorte – A “Conta do Boi”

No dia 20 de novembro, o Fórum Feicorte “A conta do boi” terá início às 9h, com a participação do zootecnista e consultor Rodrigo Albuquerque, que abordará “O mercado em 2023 e 2024 e as expectativas para 2025”; do consultor técnico em gestão estratégica no agronegócio, Rogério Fonseca, que discutirá “Produzindo com lucro no sistema de cria”; e do médico-veterinário Luciano Penteado, proprietário da Firmasa Tecnologia para Pecuária, que falará sobre “Fechando a conta da cria”. O debate será mediado pelo curador de conteúdo técnico da Feicorte, Diede Loureiro.

Na parte da tarde, o segundo painel do Fórum Feicorte contará com o gerente de Serviços Técnicos de Bovinos da Zoetis, Elio Moro, que abordará “Desmame e seus desafios sanitários para performance”; o professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, Rodrigo Goulart, que discutirá “Construindo a carcaça na recria”; e o zootecnista Lucas Marques, especializado em produção de ruminantes, que tratará do tema “Fechando a conta da cria”. A mediação ficará novamente a cargo de Diede Loureiro.

Beef Hour

No espaço Beef Hour by Feicorte, onde a carne bovina é a protagonista, serão realizadas discussões sobre qualidade da carne enquanto assadores preparam diferentes cortes para degustação dos . Às 16h30, ocorrerá uma degustação de carne da Confraria da Carcaça Nelore, oferecida pela Semex e Tairana, com a participação especial de Roberto Barcellos, proprietário da marca BBQ Secrets, e Marco Tulio, vice-presidente da Confraria. Durante a degustação, haverá um bate-papo sobre “A evolução da carne brasileira em 20 anos”, com o pesquisador Gustavo Rezende, a médica-veterinária Ana Doralina e Roberto Grecellé, responsável pela curadoria de conteúdo da carne na Feicorte.

Ainda no dia 20 de novembro, no Espaço Tatersal, às 12h45, será realizado o Leilão CV Nelore Mocho, que oferecerá 200 touros.

Programação de 21 de Novembro

No dia 21 de novembro, a partir das 9h, terá início o terceiro painel do Fórum Feicorte, que começará com a apresentação do gerente global de Tecnologia Bovinos de Corte da Cargill Animal Nutrition, Pedro Veiga, com o tema “Brasil X mundo e seus sistemas de produção na terminação”; o zootecnista Flávio Dutra, que abordará “Planejamento para a terminação da carcaça”; e Thiago Costa, sócio-proprietário na Costa & Costa Gestão Agropecuária, que questionará “A conta do boi fecha?”. A mediação será novamente feita por Diede Loureiro.

Após o almoço, o quarto painel trará uma palestra sobre as perspectivas do mercado de exportação para 2025, além do consultor Rodrigo Albuquerque discutindo “Operando meu negócio da porteira para fora”; e o pecuarista João Teles, que abordará “Oportunidades e desafios na produção de carne de qualidade”.

No Espaço Beef Hour, das 11h30 às 12h30, ocorrerá a degustação da carne Carapreta, oferecida pela Semex e Tairana, com a participação de Roberto Barcellos e do diretor industrial da Carapreta, Marcelo Pereira Carvalho. À tarde, a partir das 17h, haverá degustação da carne Minerva, oferecida pela Cargill, seguida de uma apresentação da zootecnista Liliane Suguisawa e de Roberto Grecellé sobre “Como aumentar a qualidade média da carne brasileira”. O dia será encerrado com o Leilão Confraria da Carcaça Nelore, às 20h.

Simpósio Debate Saúde Reprodutiva do Rebanho

Na sexta-feira, 22 de novembro, a Arena Feicorte sediará o Simpósio ReprOeste, promovido pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que, das 9h às 16h, abordará diversos aspectos que impactam a saúde reprodutiva do rebanho. Os temas incluirão “Biotécnicas como ferramenta para aumentar a eficiência reprodutiva em gado de corte”, apresentado pela docente Caliê Castilho Silvestre; “Uso da PIVE em gado de corte comercial”, por Raquel Zanetti Puelker; e “Programação fetal: importância da nutrição de fêmeas gestantes”, com a pesquisadora Renata Branco. A mediação ficará a cargo da gerente geral e responsável técnica da Tairana, Tatiana Issa Uherara Berton.

À tarde, o simpósio contará com a palestra “Grupo GP50: A Importância da Coleta de Informações para a Produção dos Índices Zootécnicos”, ministrada por Fernando Aono, e “Impacto da Ultrassonografia de Carcaça sobre a Precocidade de Fêmeas de Corte”, apresentada por Liliane Suguisawa. O debate será mediado por Alex Arikawa Miyasaki, membro da equipe de curadoria da Feicorte.

No Beef Hour by Feicorte, às 13h30, haverá degustação de carne oferecida pela Tairana e Semex, com a participação de Roberto Barcellos. Às 17h, Roberto Grecellé e Eduardo Pedroso, da JBS, discutirão “Os próximos dias do mercado de qualidade”, com preparação da carne a ser degustada feita pela costeleira e especialista em fogo.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.