As exportações de grãos da Ucrânia para a temporada 2024/25, que se estende de julho a junho, totalizaram aproximadamente 14,7 milhões de toneladas métricas até 4 de novembro. Este número representa um aumento em comparação às 9,8 milhões de toneladas registradas no mesmo período do ano anterior, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura ucraniano.
Desse total, foram embarcadas 7,9 milhões de toneladas de trigo, 4,8 milhões de toneladas de milho e 1,7 milhão de toneladas de cevada. Em um esforço para garantir a oferta suficiente para o mercado interno, o governo da Ucrânia, em conjunto com associações agrícolas, decidiu limitar as exportações de trigo na atual temporada a 16,2 milhões de toneladas.
Atualmente, os comerciantes já utilizaram 48,8% da cota estabelecida para a exportação de trigo. No entanto, não existem restrições em relação às exportações de outras commodities agrícolas.
Em relação ao mês de novembro, o Ministério da Agricultura informou que, até o momento, foram exportadas 259.000 toneladas de grãos, em contraste com as 550.000 toneladas exportadas de 1 a 6 de novembro do ano anterior.
A produção total de grãos e oleaginosas da Ucrânia para a safra 2024 é projetada para cair para 77 milhões de toneladas, incluindo aproximadamente 54 milhões de toneladas de grãos. Na temporada anterior de comercialização, as exportações de grãos ucranianos somaram cerca de 51 milhões de toneladas, um aumento em relação às 49,2 milhões de toneladas do ano anterior.
Fonte: portaldoagronegocio