Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Exportação de milho de Mato Grosso registra queda, mas perspectivas apontam para recuperação no segundo semestre

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As exportações brasileiras de milho somaram 6,06 milhões de toneladas em agosto, um crescimento de 70,67% em relação a julho, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Sedex). No entanto, o volume total exportado no acumulado do ano, de 17,94 milhões de toneladas, representa uma queda de 28,85% em comparação ao mesmo período de 2023.

Mato Grosso, maior produtor de milho do Brasil, foi responsável por 70,35% das exportações do país entre janeiro e agosto. No mês de agosto, o estado exportou 4,10 milhões de toneladas, um aumento de 42,98% em relação ao mês anterior, um comportamento típico para esse período do ano. No entanto, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) alerta que, apesar desse aumento mensal, o volume exportado por Mato Grosso ainda é 24,93% inferior ao da safra passada e 5,10% menor que a média dos últimos cinco anos.

Apesar da queda registrada até o momento, a expectativa é de que as exportações se intensifiquem no segundo semestre. Esse aquecimento será impulsionado principalmente pela maior oferta de milho no mercado interno com a chegada da nova safra.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.