As informações disponibilizadas no serviço de estatísticas do comércio exterior (comex stat) indicam que após os baixos volumes embarcados no trimestre fevereiro a abril, houve expressivo crescimento nas exportações de carne bovina no decorrer de maio.
O total embarcado no mês atingiu 190,5 mil toneladas, mostrando recuperação nos embarques e se confirmando como o maior volume do ano, significando incrementos de expressivos 42,6% em relação a abril último e de 8,7% em relação a maio do ano passado.
O volume acumulado nos primeiros cinco meses do ano ficou levemente abaixo das 800 mil toneladas, significando queda de 9,4% sobre o mesmo período do ano passado. De toda forma, ainda significa 12,7% de incremento sobre o mesmo intervalor de 2021.
O total acumulado nos últimos 12 meses – junho de 2022 a maio de 2023 – atingiu 2,180 millhões de toneladas, equivalendo a aumento de 8% sobre o mesmo período imediatamente anterior.
Os dados divulgados em relação aos embarques diários de carne bovina nos primeiros 6 dias úteis de junho apontam para a possibilidade de se atingir novo recorde mensal no setor. É certo que essa média deve apresentar diluição à medida que o mês avança. De toda forma, a tendência é de se alcançar excelente volume no mês de encerramento do primeiro semestre.
Fonte: portaldoagronegocio