Sophia @princesinhamt
Agronegócio

ExpoMAR: Perspectivas de negócios para pesca, maricultura e logística.

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A ExpoMAR surge como a vitrine da pesca, maricultura e logísitica brasileira. Itajaí, cidade portuária em Santa Catarina, sedia a feira e o congresso. O palco ideal para negócios, estratégias para o setor, tendências, perspectivas, tecnologias e assuntos técnicos.

A ExpoMAR será realizada nos dias 29 e 30 de junho, no Centro de Eventos de Itajaí, Santa Catarina.  O estado é o maior produtor de pescado do país. Itajaí é o do maior polo pesqueiro do Brasil. No dia 29 de junho, comemora-se o dia do pescador. Em comemoração à data, na sequência da ExpoMAR, no dia 1º de julho, a cidade realiza a Festa do Peixe, reunindo mais de 20 mil pessoas. 

Todos os elos da cadeia produtiva da pesca estarão reunidos na ExpoMAR. Também envolve maricultura e logística, especialmente os pescadores artesanais, armadores de pesca, maricultores, produtores de algas, fornecedores da cadeia de suprimentos, prestadores de serviços, empresários da indústria, gestores públicos e academia. 

“É um evento de debates, análise de tendências, geração de conhecimento, construção de pautas comuns e negócios em uma atividade muito importante para o país e com potencial de expansão e de geração de trabalho, emprego e renda”, comenta Altemir Gregolin, ex-ministro da pesca e presidente do IFC Brasil. Gregolin é um dos organizadores da Expo Mar, junto com a diretora executiva do IFC Brasil, Eliana Panty. 

A ExpoMAR surge em um cenário em que a pesca, enfatiza Gregolin, possui de desafios da gestão e de desenvolvimento sustentável. “A maricultura possui muito potencial de crescimento, mas com importantes desafios de regulação, tecnologias e organização da cadeia e de mercado”, afirma. A produção de algas, recentemente regulamentada, tem impulsionado projetos e iniciativas promissores e constitui em grande novidade no setor. “Ao longo destas cadeias, a logística precisa ser tratada como um fator importante para o acesso ao mercado e para a competitividade”, completa. 

O evento foi idealizado a partir da experiência do IFC Brasil, que contempla a aquicultura, outro setor produtivo da proteína peixe. A ExpoMAR tem o apoio do Ministério da Pesca, Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca de Santa Catarina, Município de Itajaí, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO, Associação Brasileira das Indústrias de Pescados – Abipesca, Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura – Conepe, Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina – FEPESC, Instituto Federal de Educação de Itajaí – IFSC, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Universidade do Vale do Itajaí – Univali e Sindicato da Indústria de Pesca de Itajaí – Sindipi. 

Além maior produtor de pescado, Santa Catarina é um dos principais destinos turísticos brasileiros. O estado é conhecido mundialmente pelas suas belezas naturais e pela cultura associada à colonização de origem europeia, especialmente no Vale do Itajaí onde é realizada a ExpoMAR.

A organização da ExpoMAR foi motivada, a exemplo de outras cadeias de carnes e da própria aquicultura brasileira, pela importância que eventos constituídos de congressos e feiras tem no seu desenvolvimento. Gregolin afirma que eventos de setor reúnem todos os que fazem a produção girar para tratar dos temas relevantes, sejam eles conjunturais e estratégicos ou de caráter técnico-científico. “O objetivo é tornar a cadeia competitiva e sustentável, ao mesmo tempo em que expõe e difunde o  que tem de melhor em tecnologias e soluções para o setor”, argumento. “A Expo Mar surge para suprir a demanda por um evento pesca brasileira”. A ExpoMAR reúne feira de tecnologias e negócios, congresso com mais de 30 conferencistas, e um workshop técnico-científico coordenado pela UNIVALI. 

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.