Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Expodireto Cotrijal: BASF lança solução contra as principais doenças da soja

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
  • Novas variedades de sementes SoyTech® e Credenz® também serão apresentadas aos visitantes
  • Marca de agricultura digital da BASF, xarvio®, é um dos destaques no evento
  • Belyan®, fungicida com ingrediente inovador e altamente seletivo para o controle das doenças da soja

A BASF realiza o lançamento do fungicida Belyan®, novo aliado no manejo de doenças da soja, na Expodireto Cotrijal 2023. A solução faz parte de um amplo e pioneiro portfólio no segmento de fungicidas, aliando inovação com flexibilidade e sustentabilidade.

  1. Belyan® é indicado para o manejo do complexo de doenças da soja: ferrugem asiática, mancha alvo, cercóspora, septoria e oídio. A principal recomendação é para o uso já na primeira aplicação. Com amplo espectro de controle e alta seletividade, a novidade conta com a exclusiva tecnologia Power Flex, capaz de se adaptar a diferentes características dos fungos que atacam a cultura da soja.
  2. Conforme ressalta Vitor Bernardes, gerente sênior de Marketing Soja da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF, o compromisso com a inovação se renova a cada safra. “Belyan® é formulado com um ingrediente ativo inovador, chamado Revysol®, que é um dos principais lançamentos da empresa em nível global nos últimos anos. Esta nova molécula é o primeiro Isopropanol-Azol do mercado, projetado para proteger lavouras em diversos tipos de clima ao redor do mundo”, destaca.
  3. Para um manejo fúngico ainda mais assertivo, a empresa também recomenda o fungicida Blavity®, para a segunda aplicação na soja. O fungicida tem performance destacada no manejo de ferrugem asiática, mancha alvo e outras doenças. Possui a capacidade de formar uma dupla barreira de proteção contra os fungos, o que proporciona tranquilidade para o agricultor.
  4. Novas variedades de sementes de soja
  5. A BASF conta com duas marcas de sementes de soja para melhor atender ao agricultor e ao mercado sementeiro, com lançamentos em variedades indicadas para a região.
  6. Confira as características dos destaques do portfólio de sementes Credenz®:
  7. CZ 15B70 IPRO: ampla adaptação geográfica, sistema radicular agressivo, boa capacidade de engalhamento e resistência a fitóftora.
  8. CZ 15B20 I2X: alto potencial produtivo, precocidade, tolerância ao acamamento e resistência a fitoftora.
  9. CZ 16B17 IPRO: alto potencial produtivo, resistência a fitóftora, elevado peso de grãos e ampla adaptação geográfica.
  10. CZ 15B29 XTD: excelente opção de refúgio, elevado peso de grãos, precocidade e resistência a fitoftora.
  11. Confira as características dos destaques do portfólio de sementes Soytech®, voltado para sementeiras:
  12. ST 611 IPRO: apresenta amplitude de adaptação e estabilidade produtiva.
  13. ST 490 I2X: precocidade, ótima arquitetura de plantas e excelente engalhamento, indicada para regiões de maior altitude.
  14. ST 580 I2X: alto teto produtivo, indicada para abertura de plantio, peso de grãos elevado e resistência a fitoftora.
  15. ST 622 IPRO: adaptação em ampla região, alto teto produtivo, estabilidade, tolerância ao acamamento, indicada para áreas de rotação com arroz irrigado.

Agricultura Digital 

Quem passar pelo estande da empresa poderá ter uma experiência 360º com as soluções da plataforma xarvio® FIELD MANAGER. Com mapeamento via satélite ou drones, é possível obter uma série de dados para tomadas de decisão mais assertivas. No manejo de plantas daninhas, com os mapas de aplicação localizada gerados através do uso de drones, pode-se obter uma economia média de 61% de insumos. 

Em áreas com estresse hídrico e maturação irregular, como registrado no Rio Grande do Sul nesta safra, a dessecação em taxa variável, uma das soluções de mapas oferecida pelo xarvio®, permite o melhor uso de herbicidas. “As chuvas irregulares podem causar maturação desuniforme dos talhões de soja. Recomendamos a dessecação para uniformizar as lavouras para a colheita e obter melhor qualidade de grão,” explica Lucas Putti, coordenador Comercial do xarvio® Digital Farming Solutions. 

Os mapas de biomassa para dessecação pré-colheita também são destinados à cultura do trigo para oferecer melhor homogeneidade do talhão e menor variabilidade de maturação. 

As soluções da BASF em proteção de cultivos, sementes e agricultura digital são resultado do investimento global de mais de 900 milhões de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento de produtos. 

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.