Em outubro de 2024, as exportações brasileiras de carne de frango e ovos registraram recordes tanto em volume quanto em receita, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados mais recentes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP). As informações, obtidas a partir da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), revelam um aumento de 15,4% nas vendas de carne de frango, que somaram 463,5 mil toneladas. Já as exportações de ovos dobraram, atingindo 2 mil toneladas, o melhor desempenho desde agosto de 2023.
Crescimento na Exportação de Carne de Frango
Em outubro, o Brasil embarcou 463,5 mil toneladas de carne de frango in natura e processada, representando um crescimento de 15,4% em relação ao mesmo mês de 2023. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, o volume exportado alcançou 4,38 milhões de toneladas, um aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2023.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o aumento nas exportações brasileiras de carne de frango é atribuído a uma combinação de fatores, como os preços competitivos e o status sanitário do Brasil, livre de doenças. No entanto, houve uma queda de 4,4% nas exportações de outubro em relação a setembro de 2024.
Demanda Interna e Preços
Além do bom desempenho nas exportações, a demanda interna também contribuiu para o aumento dos preços da carne de frango. O Cepea aponta que a demanda aquecida, típica do início do mês, impulsionada pelos salários recebidos, favoreceu o mercado interno. No entanto, a pesquisa também revelou um recuo no poder de compra dos avicultores paulistas, devido à alta nos preços do milho e do farelo de soja, enquanto o valor pago pelo frango vivo se manteve estável.
Mercado de Ovos: Crescimento Acelerado nas Exportações
As exportações brasileiras de ovos também mostraram um desempenho notável em outubro de 2024, atingindo o melhor resultado desde agosto de 2023. No total, foram embarcadas 2,083 mil toneladas de ovos, incluindo produtos in natura e processados, representando um aumento de 40,3% em relação a setembro e o dobro da quantidade exportada no mesmo período de 2023.
O crescimento foi impulsionado principalmente pelo expressivo aumento nas exportações de ovos industrializados, que subiram quase três vezes em comparação ao mês anterior. As exportações de ovos in natura também registraram um aumento de 11% entre setembro e outubro. O Chile se manteve como o principal destino das exportações brasileiras de ovos, adquirindo 971 toneladas em outubro, um aumento de 4% em relação ao mês anterior.
Perspectivas para o Setor
Os bons resultados no setor de exportações de carne de frango e ovos refletem uma combinação de fatores favoráveis, como a competitividade de preços, a demanda interna aquecida e o status sanitário do Brasil. No entanto, o mercado interno ainda enfrenta desafios relacionados ao aumento nos custos dos insumos, o que tem impactado o poder de compra dos avicultores.
Fonte: portaldoagronegocio