Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Evolução das exportações de carne de frango: Brasil vs. EUA em 10 anos

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Contrapostas à média registrada em 2014, as exportações brasileiras de carne de deste ano (período janeiro/maio) foram quase 35% maiores e, apesar de alguns altos e baixos, em nenhum momento da década retrocederam ao volume inicial.

Já os EUA fecharam os cinco primeiros meses de 2024 com um volume mensal médio 8,6% inferior ao de 2014 e, no decorrer de todo esse espaço de tempo, em apenas uma ocasião retornaram ao volume inicial.

O que pesou no retrocesso dos EUA foi, principalmente, o surto de Influenza Aviária enfrentado pelo país entre 2015 e 2016 e que, sem ter atingido a do frango, afetou profundamente as exportações norte-americanas.

Isso favoreceu as exportações brasileiras, como o gráfico abaixo deixa bem claro. Então, a participação do produto do Brasil no total exportado pelos dois países subiu de pouco mais de 51% (média de 2014) para até 60% (junho de 2016).

Controlado o surto, as exportações norte-americanas voltaram a aumentar, reocupando parte do espaço que vinha sendo preenchido pelo produto brasileiro. Mas só em 2021 voltaram a registrar, com diferença a mais, o mesmo volume de 2014. O que não impediu que as exportações brasileiras continuassem em franca evolução.

No triê 2021/2023 as exportações dos EUA permaneceram estáveis sem, praticamente, nenhum crescimento. Já as do Brasil, com evolução quase contínua, registraram incremento de 23% entre o primeiro e o último desses 36 meses.

Os dados mais recentes (baseados na média anual móvel) apontam que as exportações brasileiras, ao contrário das norte-americanas, continuam em expansão. Isso faz com que, novamente (e pela segunda vez na história das exportações), a participação brasileira no total exportado pelos dois países alcance a marca dos 60%.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.