Muitas pessoas não sabem, mas existem diferentes tipos de carretas de carga, isso porque dessa forma elas conseguem se adequar aos diferentes tipos de necessidades de transporte. Além disso, o tipo de carroceria também pode variar, como, por exemplo, existem as abertas e fechadas e ainda conseguem transportar entre 33 e 74 toneladas, de acordo com o modelo e do serviço que seja necessário.
O universo dos caminhões é muito grande e extenso e, por isso, o comprador precisa ter uma noção básica do tipo de carga, peso bruto e tamanho. Além disso, também é importante saber do tempo de transporte, essas são as informações necessárias para conseguir fazer uma compra mais assertiva e não correr o risco de sofrer algum tipo de prejuízo desnecessário e não ter dor de cabeça por causa disso. Se este é o seu objetivo, leia o artigo que preparamos para você até o final.
Como se dá o funcionamento das carretas?
Basicamente, esse tipo de caminhão é um veículo que foi articulado para frete e tem como característica principal o ponto de serem divididos em duas partes principais: o cavalo e a carroceria. O primeiro se trata da parte frontal do caminhão, onde ficam localizados a cabine do motorista, as rodas de tração e o motor. Já a segunda parte é a parte traseira, onde a carga vai ser transportada. É importante ressaltar que no caso das carretas, a parte de trás é chamada de semirreboque.
Tipos de carretas
Veja a seguir alguns dos tipos de caminhões que existem disponíveis no mercado e podem ter diferentes usos, como, por exemplo, as carretas agrícolas, as de uso urbano, as que só podem transitar em estradas e/ou rodovias, entre outros.
Cavalo mecânico
Essa categoria possui dois eixos simples e um deles é tracionado, o peso máximo daquela carga varia de acordo com o tipo de semirreboque que for acoplado a ele. É considerado uma máquina extra pesada.
Carreta LS ou Cavalo Mecânico Trucado
Esse caminhão possui dois eixos, sendo que o traseiro é duplo. O peso máximo de transporte da carga também varia de acordo com o semirreboque que for acoplado no veículo. Possui rodas que distribuem o peso no asfalto, por isso, mesmo que seja considerado um veículo extra pesado, ainda é mais leve que o cavalo mecânico tradicional.
Carreta 2 eixos
A carreta dois eixos possui três eixos localizados no cavalo mecânico e dois no semirreboque, a sua capacidade de transporte de carga máxima é de 33 toneladas e ela possui um comprimento máximo de 18 metros.
Carreta 3 eixos
Diferente do modelo anterior, esse daqui possui 2 eixos no cavalo mecânico e 3 no semirreboque, isso faz com que a capacidade de carga total aumente para 41,5 toneladas, no caso das carrocerias que possuem 3 eixos. Em se tratando do seu comprimento máximo, esse tipo pode chegar a 18 metros.
Imagem: volvotrucks.com.br
Fonte: portaldoagronegocio