Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Especialistas apresentam as tendências em insumos agropecuários no Congresso Andav 2022

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Especialistas apresentam as tendências em insumos agropecuários no Congresso Andav 2022

Apesar dos custos mais altos para a produção agropecuária, as perspectivas para as áreas de commodities são positivas tanto no Brasil como no mercado internacional. Esse tema estará em debate durante o Congresso Andav 2022, que acontece entre os dias 17 e 19 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e organizado pela Zest Eventos,o evento está com suas inscrições abertas no site oficial. https://eventosandav.com.br/

De acordo com o analista de insumos do Rabobank, Bruno Fonseca, há a tendência de que os custos para o produtor rural diminuam, uma vez que o Brasil vem demonstrando grande habilidade para lidar com a situação da oferta de fertilizantes, devido à invasão da Rússia à Ucrânia.

“Vemos que a importação desses insumos está indo bem, sendo 18% maior no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O Canadá, por exemplo, ampliou suas exportações para nosso país”, explica Fonseca, que será um dos debatedores do painel Macroeconomia e Tendências de Commodities, juntamente com Sérgio de Zen, diretor de Política Agrícola da Conab; e Talita Nogueira, economista da XP Investimentos. A moderação será do jornalista econômico, Silmar Muller.

Em sua avaliação, a diplomacia brasileira foi eficiente para ampliar o fluxo de fertilizantes ao país e, como resultado, está se construindo um bom estoque para quando se iniciar a próxima safra.

Já sobre os defensivos, ele lembra que durante a pandemia as moléculas alcançaram patamares recordes de preços, devido a impactos logísticos nos portos na China. “Mas, passada essa situação, a tendência é de uma redução de custo. No médio prazo, a expectativa é de uma queda continuada”.

Alternativas e ferramentas financeiras e de gestão para o setor 

A tecnologia é um aliado para a obtenção de crédito no agronegócio brasileiro. Por ser democrática, pode atender empresas e produtores rurais de todos os portes. Um exemplo está na Serasa Experian que começou a atuar no setor, a fim de oferecer soluções com diversas funcionalidades, incluindo a análise do produtor rural, a partir da reunião de mais de 170 fontes distintas, e avaliações socioambientais da propriedade rural e do produtor.

“Ao ser um catalisador de informações, o credor conta com os dados necessários para tomar sua decisão. No caso, da questão socioambiental, quem não atender padrões exigidos pelo mercado corre muitos riscos, por vários motivos: as regras internacionais de países compradores e o mercado financeiro e investidor que estão extremamente preocupados com o ESG”, avalia Renato Girotto, Diretor de Operações da Serasa Experian, que participará do painel Alternativas e Ferramentas Financeiras e de Gestão Aplicadas à Distribuição de Insumos Agropecuários,juntamente com Fábio Zenaro, Diretor de Produtos Balcão e Novos Negócios da B3; e Fernando Almeida, Gerente de Crédito e ESG da Agro Amazônia. A moderação será de José Ângelo Mazzillo Júnior, Secretário Adjunto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com Girotto, a Serasa Experian já cresceu mais de dez vezes nesse último ano no mercado do agronegócio. “Acreditamos nessa vertical e estamos investindo bastante nessa área”, diz. Outra tecnologia utilizada é o sensoriamento remoto para acompanhamento das atividades das propriedades rurais que buscam crédito. “A ideia da ferramenta é auxiliar o credor quanto à concessão do crédito. Conseguimos saber, por exemplo, se há risco de safra, qual a performance da safra, quanto foi plantado, se iniciou a colheita, entre outros”, complementa.

Para Girotto, o Congresso Andav marca o lançamento da marca Serasa Experian no agronegócio. “A área de distribuição de insumos é uma das principais verticais dentro do escopo de entrega de tecnologia”, ressalta.

O Congresso Andav 2022 deve receber mais de 5 mil profissionais, entre palestrantes, expositores, congressistas e visitantes e terá lançamentos de mais de 120 marcas nacionais e internacionais de referência no setor.

A Plenária do Congresso Andav tem como tema central “Agroeconomia Brasileira”, e contará com vinte atividades de conteúdo, entre painéis, palestras e sessões especiais, além do Momento Andav, no qual serão apresentados os resultados da Pesquisa Nacional da Distribuição 2022, realizada pela entidade, que organiza dados e estatísticas da distribuição de insumos agropecuários.

Outra novidade será a realização da primeira edição presencial do Fórum “Distribuição Veterinária”, como parte do Congresso Andav 2022, que reunirá os principais temas de saúde e nutrição animal e trará empresas com foco em produtos, equipamentos e serviços para o setor.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.