A reunião de Soja tem por objetivo apresentar os principais avanços da pesquisa, debater as dificuldades ocorridas na safra de soja e promover o intercâmbio de experiências e informações entre os envolvidos com a cadeia desse grão.
“Nossa expectativa é aproximar a pesquisa das diferentes demandas dos sistemas de produção em que a soja está inserida – debater novas tecnologias, soluções e ferramentas inovadoras para o campo – além de gerar parcerias e proporcionar a integração entre fontes de informação e usuários”, detalha o pesquisador da embrapa Soja, Fernando Henning, presidente da RPS.
A RPS deverá reunir aproximadamente 800 profissionais envolvidos com a cadeia produtiva. A programação técnica contará com as principais linhas de pesquisa para a cultura a soja, a exemplo de temas como: Genética e Melhoramento, Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais Nutrição Vegetal, fertilidade e Biologia dos Solos, Entomologia, Plantas Daninhas, Fitopatologia, Tecnologia de Sementes, Pós-colheita e Segurança Alimentar. “Além disso, vamos promover debates a respeito de grandes temas transversais à atividade agrícola e de pesquisa, como Soja Baixo Carbono, Agricultura Digital, Genética e novas ferramentas da Biotecnologia e Bioinsumos”, detalha Henning.
Henning explica que a Reunião de Pesquisa de Soja é o principal fórum da sojicultora nacional e que a proposta é promover debates sobre os desafios de produção até as interfaces de logística e de mercado, seja discutindo o papel e a relevância de estratégias financeiras e de negócios até nichos de mercado, como a produção de soja convencional. “Neste sentido, estamos convidando palestrantes renomados que tragam informações qualificadas para o campo, promovam debates em temas estratégicos como os desafios futuros da sojicultora, desde a produção, pós-colheita, até mercado internacional”, defende.
Exposição de soluções de mercado – Uma das novidades da RPS será o espaço dedicado a expositores que possam contribuir com o aprimoramento das discussões e inovações que estão surgindo no campo e no mercado. A expectativa com a exposição é promover uma vitrine tecnológica de produtos, tecnologias e soluções relacionadas aos sistemas de produção de soja
Fonte: portaldoagronegocio