Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Embaixadores de 20 países das Américas ratificam apoio à parceria continental do IICA para segurança alimentar e desenvolvimento sustentável

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os embaixadores e embaixadoras, encarregados de negócios e ministros conselheiros do Grupo de Países da América Latina e do Caribe (GRULAC), dos Estados Unidos, Canadá e Espanha se reuniram com o Diretor Geral do IICA e apoiaram a iniciativa de constituir uma parceria continental para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável, com base na condição da região como maior produtora global de alimentos e potência em biodiversidade.

Embaixadores e representantes diplomáticos de cerca de 20 países das Américas credenciados na Costa Rica apoiaram a iniciativa do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) de constituir uma parceria continental para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável, sustentada na condição da região como a maior produtora global de alimentos e uma potência em termos de biodiversidade.

Os embaixadores e embaixadoras, encarregados de negócios e ministros conselheiros do Grupo de Países da América Latina e do Caribe (GRULAC), dos Estados Unidos, Canadá e Espanha se reuniram com o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, e manifestaram seu apoio também ao processo de transformação institucional que passa o organismo especializado em desenvolvimento agropecuário e rural com Sede Central na Costa Rica e representações em 34 países das Américas e da Espanha.

“Nossa região deve estar ciente do papel que desempenha no mundo como avalista da segurança alimentar, nutricional e ambiental, produzindo 24% dos alimentos, gerando 28% das agroexportações e possuindo 50% da biodiversidade do planeta”, ressaltou Otero ao corpo diplomático.

“Essa tendência aumentará no futuro, bem como a importância da região em relação aos ciclos da água, do oxigênio e de carbono”, disse. “Diante desses cenários, o IICA procura ser um organismo que observa o mundo a partir das Américas; atuar como ponte e promotor da ação coletiva dos países do Hemisfério e ser uma instituição de portas abertas”, acrescentou o Diretor Geral do IICA, o qual, desde que iniciou sua gestão em 2018, mantém reuniões periódicas com o corpo diplomático credenciado na Costa Rica para informar sobre as iniciativas e projetos do Instituto em prol de seus Estados membros.

Cynthia Ann Telles, Embaixadora dos Estados Unidos na Costa Rica, felicitou o IICA por seu trabalho, especialmente nas áreas de segurança alimentar e na busca por soluções perante a mudança do clima. “Nota-se que muito foi feito para promover a ação coletiva dos países, algo muito importante. Estamos dispostos a apoiar o IICA em tudo o que for possível”, expressou.

A embaixadora do México, Roselia Barajas y Olea, afirmou que a atenção para com o campo é vital para o seu país. “Reconheço o notório trabalho do IICA no âmbito da cooperação para o desenvolvimento agrícola. Em 2023, esperamos continuar a ser testemunhas e atores nos esforços para promover a segurança alimentar na região”.

O Canadá também manifestou seu compromisso em continuar a trabalhar, juntamente com o IICA, na melhoria das capacidades dos países da região para basear suas regulamentações na ciência e na promoção da inclusão de mulheres e jovens na agricultura. “O nosso governo vê o Instituto como um parceiro muito importante para aumentar a adoção de padrões baseados na ciência, o que é muito importante para facilitar a produção e o comércio”, assegurou a Embaixadora Elizabeth Williams.

A Espanha, país associado ao Instituto, participou da reunião com a presença de sua Embaixadora na Costa Rica, Eva Felicia Martínez Sánchez, que afirmou que “sempre apoiamos e compreendemos a utilidade e o valor agregado dessa organização, ainda mais nestes tempos, onde se retomou a importância da segurança alimentar”.

“Reconhecemos o trabalho e a liderança do Diretor Geral e sua equipe para o desenvolvimento da agricultura na República Dominicana; sob a sua liderança, também foi implementado um processo de transformação institucional que beneficia todos os países da região”, comentou a Embaixadora Mayerlyn Cordero Díaz.

Na reunião com os embaixadores, Manuel Otero explicou a agenda institucional com a qual se busca avançar na consolidação da parceria continental para a segurança alimentar, em que destacam encontros especializados em áreas como bioeconomia, águas, agricultura digital, ciência, inovação e tecnologia e agricultura familiar, entre outras.

Além disso, informou sobre o alto reconhecimento que a agricultura das Américas conquistou na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27), no Egito, em 2022, na qual o IICA e parceiros do setor privado instalaram o pavilhão Casa da Agricultura Sustentável das Américas, que contou com a participação de 13 ministros de países do continente e 57 conferências especializadas, buscando levantar o perfil do setor agropecuário nas negociações climáticas.

Novamente, em 2023, o IICA buscará apoiar a participação dos ministérios da Agricultura dos países americanos na COP28, nos Emirados Árabes Unidos.

“O tema da mudança do clima é uma preocupação atual do governo da Colômbia. A América Latina e o Caribe são ricos em energias limpas, e reafirmamos o nosso compromisso para que o seu tratamento faça parte das ações coletivas promovidas pelo IICA”, expressou o Embaixador da Colômbia, Carlos Rodríguez Mejía.

O Embaixador do Brasil, Antonio Alves Júnior, destacou que a experiência de seu país na agricultura familiar é muito ampla e poderia servir de base para discussões sobre esse tema, para a parceria continental.

Os embaixadores também visitaram a recém inaugurada Praça da Agricultura das Américas, um ponto de entrada do Instituto, de uso público, que o conecta à comunidade costarriquenha e faz parte da iniciativa “IICA de Portas Abertas”.

“É um projeto que eu gosto muito, por sua conexão e interesse da comunidade”, disse o Embaixador do Equador, Bolívar Vicente Torres Cevallos.

“O IICA ultrapassa a sua missão, convocar a comunidade é muito interessante, pois se afasta da parte mais técnica”, assegurou, por sua vez, Margarita Portuguez González, Embaixadora do Chile na Costa Rica.

A Embaixadora da Guatemala, Sandra Noriega, e o Ministro Conselheiro de El Salvador, Nelson Arévalo Alvarado, também ressaltaram o impacto da transformação institucional do IICA e suas ações em prol da segurança alimentar na região.

Na reunião, ficou acordada uma próxima visita de campo dos membros do corpo diplomático credenciado na Costa Rica para que se inteirem sobre os projetos do IICA, bem como uma visita ao CATIE, o Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino, com sede na cidade de Turrialba, Costa Rica — um centro acadêmico para a inovação e o desenvolvimento sustentável em temas relacionados à agricultura, gestão, conservação e uso sustentável dos recursos naturais e que mantém uma estreita parceria com o Instituto.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.